sábado, 3 de julho de 2010

Telescópica? Não falha!

 

nochancecompleta

Não sabendo explicar muito bem porquê, sempre gostei particularmente de construir ou reconstruir canas telescópicas.

Gosto da imagem dos seus passadores numa cana toda fechada. Permite conjugar alguns efeitos que numa de duas ou três partes não funciona tão bem.

Gosto também de defender a aparente causa perdida das canas telescópicas versus de secções.

Uma verdadeira injustiça! Bem tratadas são bastante eficazes em muitas técnicas de pesca. A embarcada é uma delas.

Esta nasceu de um “blank” de origem asiática, com 2,60m e feito 100% em carbono. Muito rijo. Só a ponteira é que trabalha quando em esforço ligeiro. O resto da cana necessita que puxem por ela para começar a vergar.

Muito interessante e quanto a mim muito útil para pescas a baixas profundidades que necessitem de uma cana rápida e sensível.

O batente é composto por uma peça em alumínio azul acompanhada de perto por um pequeno esqueleto de um peixe. Decididamente gosto de ver o esqueleto por baixo da manga retráctil.

O enrolamento do remate foi coberto com epoxy preto e brilhantes prateados que fazem um belo efeito marmóreo enquadrado por outros dois pequenos enrolamentos em prata e azul.

Esta será a decoração que vai acompanhar toda a cana.

nochancebatente

O cabo está completamente revestido com manga retráctil com um efeito em diamante para melhorar a aderência.

nochancegrip

O porta carretos em grafite, leve e robusto, enquadra-se perfeitamente com o resto da cana.

nochancereelseat

O gráfico… Bem, quanto ao gráfico, deu-me para fazer uma cana bem humorada.

Passo a explicar.

A cana tem por nome “Não falha”! E para não falhar, à cautela, coloquei uma lata de sardinhas no gráfico. Estranho? Sim, mas diferente e atraente. Já para não falar dos sorrisos que arranca a quem a vê.

nochancegrafico nochancegrafico1

Os passadores, Low Rider, rematam a cana. Como já o disse, esta é a parte que mais gosto nas canas telescópicas.

nochanceguides 

Por agora é tudo. Esta já está documentada mas ainda vou ter muito que escrever para vos pôr a par das outras que entretanto foram construídas e entregues.

Aproveito para vos comunicar que brevemente as “Made in Portugal” vão ser divulgadas na revista americana “Rod Maker Magazine”, facto de que me orgulho bastante. Apenas os melhores do mundo têm entrada nesta publicação. Desculpem a baba mas não o consegui evitar.

A próxima está a caminho.

6 comentários:

  1. Viva Nuno,
    Finalmente o reconhecimento!!! Pelo menos generalizado e, melhor ainda, além fronteiras. Sim, porque o nosso, de quem acompanha o teu trabalho, já existe há muto. Pessoalmente fico muito feliz por isso e tum bem o mereces!
    Quanto à cana, bem é uma cana telescópica que, como tu próprio o dizes, nós (utilizadores) olhamos sempre com alguma desconfiança. Para ser sincero, eu próprio não sem bem porquê. Será do aspecto leve e frágil que transmitem? Não sei. Mas tu és a melhor pessoa para nos mostrar que estamos enganados.
    Sobre esta propriamente dita o nome e a dita lata de sardinha, acho uma ideia fantástica que mais ninguém se lembraria ou teria coragem de a pôr em práctica. Adorei aquela espécie de marmoreado dos enrolamentos dos passadores espectacular e do esqueleto, por baixo da manga rectáctil, muito bom. Os meus sinceros parabéns.
    Abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  2. Apetece-me dizer umas asneiras...
    É de deixar qualquer um de boca aberta, e orgulhoso de que em Portugal, não existem só "enche panças"!
    Parabéns por mais uma estreia, e pelo reconhecimento internacional!
    Uma questão, em material de bóia, existe alguma coisa?

    Grande abraço, e mais uma vez, os meus sinceros!

    ResponderEliminar
  3. Grato pelas tuas palavras João.Cá vou tentando "amaciar" as mentalidades enquanto lá fora me enchem o ego. Ao menos isso.

    Amigo Marco Aurélio é com prazer que registo as suas palavras e a sua presença por aqui. Obrigado.

    Amigo Pedro agradeço o seu comentário. De facto ainda por cá andam uns quantos parolos que ainda acreditam que as coisas podem mudar. Vamos ver.
    Quanto à questão que me coloca acerca das canas de bóia, é uma questão de me explicar que tipo de cana pretende. Envie por email de uma forma detalhada tudo o que pretende em termos de "blank". Depois falamos.
    O meu email é o seguinte: nuno.paulino@7evenseas.com.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  4. Viva Nuno
    Não falha a cana, não falha a inspiração do artista nem falha o resultado final! Desta vez a minha nota máxima vai para a manga retráctil e para o sensacional esqueleto do peixe mas todo o cabo está muito bem conseguido, com destaque para o trabalho no porta carretos
    Sobre o forum americano, sinceramente, o Nuno tem a aposta ganha e bem o merece

    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar
  5. Olá João!
    Grato pelo seu comentário.
    Quanto à aposta ganha, também acho que sim. Só faltam os resultados começarem a surgir.
    Aguardemos...
    Abraço

    ResponderEliminar