domingo, 15 de novembro de 2009

A primeira


Sempre alterei as canas que comprava. Ou não gostava da colocação dos passadores, do porta carretos, dos gráficos ou achava que se podia fazer um trabalho mais de acordo com a qualidade da vara. No fundo, personalizar, ter uma peça única que fosse admirada.
Para fonte de inspiração e de busca de materiais, nada como os Estados Unidos, anos luz à frente no que diz respeito às canas "custom". As primeiras importações não se fizeram esperar e a longa caminhada teve início. De pesquisa em pesquisa, algumas canas estragadas, muitas horas gastas, bem gastas, na procura de uma quase perfeição que me chegava via internet na forma dos trabalhos made in USA que por vezes me deixavam algo desanimado.
Hoje, em cada cana que faço, verifico que o resultado final é melhor que o anterior, estando cada vez mais perto do que sempre quis fazer: canas que não sejam um mero apetrecho para pescar mas também motivo de admiração e de orgulho para quem as tem pela sua beleza e qualidade dos acabamentos. Canas que mesmo o mais desleixado pescador tem vontade de limpar e conservar.
Foram muitos os projectos que não correram muito bem por este ou aquele motivo. Mas foram esses os que mais contribuiram para a minha evolução até chegar a uma qualidade que agora posso comparar a muito do que de bom se faz lá por fora.
É essa evolução que quero mostrar neste espaço para também ouvir opiniões imparciais acerca do meu trabalho para assim melhorá-lo ainda mais.

A primeira produção com niveis de qualidade acima da média é a que passo a descrever.

Cana para Jigging pesado, fabricada com uma vara de fibra de vidro maciça de 1,80m, acção extra rápida, surpreendente numa vara de fibra de vidro, porta carretos em alumínio e passadores reforçados para suportarem a força exercida pela técnica a que se destina.



Entrançado feito com dourado, verde, preto e tons de castanho na parte superior do porta carretos e, na parte inferior, o nome, "Heavy Jigging", a foto de um pargo assim como o logo da 7even. As linhas utilizadas são em nylon e seda metalizada.
Todos os revestimentos e acabamentos foram realizados com Epoxy próprio para a construção de canas importado dos Estados Unidos.
O enrolamento dos passadores está feito em dourado, preto e castanho.


Uma cana para um Jigging mais pesado e cujas irmãs entretanto produzidas e já em acção de pesca, contam com várias capturas e, acima de tudo, com a satisfação dos pescadores que as utilizam.
Está assim apresentada a primeira cana produzida por mim com parâmetros de qualidade bastante aceitáveis. Outras se seguirão.
Até lá!

7 comentários:

  1. Viva Nuno!

    Em boa hora te lanças-te para mais esta aventura!

    Sou suspeito... Por ser teu amigo, mas sem dúvida que as canas que saem dessas mãos, só precisam que o pescador interessado diga que tipo de acção quer, comprimento, decoração... Como por milagre o que se pensou aparece feito diante dele, em tempo adequado.

    Digo isto, porque já fui comtemplado! Lol

    Colocares o que sabes da matéria, aqui, ao dispôr do pessoal, é uma atitude louvável e de qualidade de informação.

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  2. Olá Ernesto!
    És suspeito e em parte culpado por esta aventura. Tu e o João Martins. Que dupla!
    Obrigado pelas tuas palavras que sei que são sinceras e honestas. Para mim são de extrema importância.
    Quanto ao resto, apenas gosto de falar daquilo que faço e ainda por cima, gosto de fazer. Algo que temos em comum.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Nuno
    Sensibilizado pela referência!
    Isto de pôr os outros a trabalhar até nem custa mas neste caso era imperdoável que não teimasse...
    Já saiu daí muita cana que devia ter ficado documentada
    Mas do mal o menos, isto promete crescer depressa e daqui por uns tempos vale ouro - será o seu melhor cartão de apresentação profissional!

    Abraço e força, esse sonho está a tornar-se cada vez mais uma agradável realidade

    João Martins
    .

    ResponderEliminar
  4. Olá João!
    Você é de facto uma referência para mim tal como o Ernesto. Pela forma correcta de ser e de estar que ambos têm. Ainda por cima fazem o favor de serem meus amigos e de não me deixarem esmorecer na luta pelo meu sonho. Obrigado.
    Quanto às canas, felizmente que lhe dei ouvidos e tenho muitas fotografadas. Em breve vai poder ver muitas delas por aqui.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas Nuno

    Fico contente por ver o amigo a entrar em mais esta aventura dos blogs.

    Provas mais que dadas estão no material que, também eu já tive o privilegio de testar e com bons resultados.

    Agora é só dar continuidade, que o mérito acaba sempre por vencer, apenas uma questão de tempo.

    Abraço

    Amorim

    ResponderEliminar
  6. Olá Amorim!
    Mais um amigo que passa por cá.
    Fico satisfeito com a sua satisfação.
    É para isso que trabalho e que tento aperfeiçoar cada vez mais o que faço.
    Obrigado pelas suas palavras.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Nuno

    Bem vindo e felicidades para a tua marca

    Abraço

    ResponderEliminar