segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Velhas glórias


Desde muito cedo descobri o meu gosto por coisas antigas. Nunca gostei de deitar nada fora.
Prefiro restaurar ou guardar até que surja uma oportunidade para que se torne útil outra vez. Claro que tem o inconveniente de se juntar uma quantidade descomunal de tralha.
Por gostar tanto de reaproveitar coisas velhas, é com alguma frequência que paro junto a um contentor de lixo para inspeccionar os móveis velhos ou aquilo que esteja à sua volta. Algumas vezes com agradáveis surpresas.
Foi o caso num destes fins de semana sem pesca. Um passeio com a família e dou de caras com uma cana da Índia, bem antiga, encostada a um dos ditos contentores. No meio de alguns protestos familiares, lá trouxe a cana. Cabo feito com um tubo de PVC, porta-carretos de chapa, curiosamente Fuji, bico em madeira, encaixes em latão e como não podia deixar de ser passadores em cromo duro. Linda! Maltratada mas linda.
Dei comigo a pensar que cana mais portuguesa que esta com certeza que não existe. Componentes feitos por cá, a vara, apesar do nome, com certeza que também nasceu por aqui e a montagem obviamente mão de obra nacional.
Resolvi fazer um restauro. Enrolamento novo nos passadores e no porta-carretos com linha multicolor como se fazia tradicionalmente, polimento no latão do encaixe, nós da cana ligeiramente queimados com um pequeno maçarico para embelezar um pouco e para terminar, verniz. Hoje está orgulhosamente à porta da loja, com direito a guiso na ponteira, sendo admirada por quem passa. Como merece.
Reparem no pormenor do prego para fixar o encaixe
Enrolamentos em nylon multicolor. Como manda a tradição


Porta-carretos Fuji. O único componente não nacional

Mas há mais uma velha glória de que vos quero falar. Esta teve um papel importante no rumo que as minhas canas estão a levar e até no nome deste blog.

Chegou até mim pela mão do Sr. Pedro, de Lisboa, que me pediu para restaurar o seu conolon nacional. Cinco metros divididos em três elementos e em muito mau estado.

Encaixes em cobre (nunca tinha visto), passadores partidos, muitas camadas de verniz que lhe mudaram a cor e pior que tudo, uma emenda muito mal feita a meio do porta-carretos.
Depois de limpar a vara de todos os componentes, inclusivamente da tal emenda e de remover as muitas camadas de verniz, tratei de lhe fazer encaixes em carbono e acrescentar o cabo correctamente. Uma camada fina de epoxy nos três elementos e ficou pronta para aplicar o porta carretos em nylon e passadores de porcelana com enrolamento em nylon preto. O cabo foi coberto com linha preta e verniz para fixar e impermeabilizar.

Do velho fez-se novo. Não será propriamente uma cana leve e sensível mas continua a ter características únicas. Forte como nenhuma outra é e feita em Portugal.
Ainda hoje se fabricam estes "blanks" e com as mesmas características.
O nome do blog estava encontrado e também o rumo para as minhas canas.
Em breve as primeiras "Made in Portugal", vão aparecer por aqui.

2 comentários:

  1. Gostei de ver essa reliquia ,tenho uma ca em casa que era do meu sogro, e tambem tenho uma que acabei de restaurar de marca Swirl com 2m em fibra

    ResponderEliminar
  2. Agradeçia me dissesses onde posso comprar emendas. tenho duas canas que terei substituir emendas. Obrigado

    ResponderEliminar