Nos últimos tempos tenho lido com alguma frequência em alguns fóruns e nas redes sociais algumas interrogações sobre o facto de eu fazer reparações mais simples tais como mudar um passador ou um porta carretos.
Pois bem desta vez não vos trago nenhuma cana nova mas sim algumas reconstruções, personalizações e simples reparações que fazem parte do meu dia a dia mas que não chegam à ribalta como a parte mais glamorosa do meu trabalho traduzido nas minhas meninas made in Portugal.
Não chegam aqui mas são extremamente importantes no meu trabalho não só para garantirem sustento mas também para que eu possa aperfeiçoar métodos de trabalho e até mesmo desenvolver novas técnicas.
Posto isto começo pelas reconstruções.
Quando falo em reconstrução entenda-se que da cana original apenas fica o blank. Tudo o resto é feito de novo.
A primeira cana que vos mostro é uma Awa Shima NGage de Spinning que tem um blank bastante interessante mas estava a precisar de componentes a condizer.
Como o Marco é um apreciador de tudo o que está ligado aos índios nativos dos U.S.A., a temática não podia ser outra.
Porta carretos Fuji, passadores Alps VX e cabo em EVA com detalhes em alumínio.
Neste hook kepper uma nova solução: um íman! Uma solução para melhorar e tornar mais eficaz em construções futuras.
A próxima é uma Shimano também de Spinning que confesso não me recordo do modelo.
O João Pinto queria uma cana com um visual diferente e julgo que consegui satisfazer o seu desejo.
Porta carretos em alumínio com um visual muito moderno, passadores Fuji K pretos, split grip em eva e todos os enrolamentos com efeito marmóreo com base preta e chamas em dourado, vermelho e laranja.
E para terminar as reconstruções, uma cana telescópica da Barros para pesca embarcada pertença do Jorge Jig.
Porta carretos Fuji, passadores Fuji K e todos os enrolamentos com efeito marmóreo em azul, branco, laranja e prata. Cabo forrado com manga retráctil.
Também as reparações mais simples fazem parte do meu dia a dia na oficina.
Mudar um passador, um porta carretos, construir uma ponteira, reparar uma cana partida ou mesmo restaurar canas antigas são apenas algumas das tarefas a que dedico grande parte do meu tempo.
Eis algumas fotos dessas reparações.
As duas fotos abaixo representam dois tipos diferentes de enrolamentos mais trabalhados. Muito vistosos mas muito trabalhosos e confesso não fazem parte das minhas preferências. mas quando solicitado, faço.
As próximas fotos são exemplos de substituição de passadores em canas de várias marcas.
Muito mais vos poderia mostrar mas a intenção é apenas realçar que as reparações fazem parte do meu quotidiano como construtor de canas.
Em breve as minhas meninas vão estar de volta.
Gostei de todas, em especial as das fotos a laranja... o dono deve de ter um bom gosto tremendo!!!
ResponderEliminarPs. Reparei agora que era a minha :P
Muito bonitas, aliás nunca aqui vi nada que não me agradasse (excepto as do benfica, eheheh).
ResponderEliminarOs pequenos trabalhos são muito importantes e não devem ser desprezados, quem o fizer tem falta de humildade ou só quer os €€€, portanto parabéns Nuno Paulino.
Ás vezes as pessoas não sabem, mas os "pequenos" trabalhos são muito acessiveis em preço, eu já fiz e tenho mais para fazer um destes dias.
Só mais uma coisa, eu também tenho uma Barros que deve ser igual ou parecida e fiquei invejoso!
João
Pouco mais a acrescentar.
ResponderEliminarO teu empenho e profissionalismo no trabalho que efectuas, são visíveis nas duas canas que me transformaste.
A terceira... está quase aí! ;-)
Parabéns Nuno e... obrigado por existires. :-)
João Miguel Costa