sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mais duas para a despedida…

 

antonioabranches

Quero acabar este 2010 da mesma forma como comecei, a trabalhar.

É por essa razão que vos trago hoje duas meninas para me despedir deste ano que foi agridoce mas que me faz ter esperança e acreditar que o 2011 pode ser melhor. Com trabalho, muito trabalho.

Duas canas de embarcada apenas semelhantes na cor. Tudo o resto é diferente.

Vou começar com o Abranches, António Abranches.

Esta apresentação ao estilo do James Bond tem a ver com a maneira como “vesti” a cana: um efeito marmóreo com fundo preto e o branco como cor secundária (a pedido do António), o 1º elemento da cana totalmente coberto com manga retrátil apenas interrompida nas zonas do porta carretos e do gráfico. Este último a fazer lembrar as celebres apresentações dos filmes do famoso 007. Pelo menos a mim faz.

O António foi um cliente de muito fácil trato deixando quase tudo ao meu critério e ao que me pareceu, muito satisfeito com o resultado final.

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa.

O blank é nacional, com 3,00m divididos em duas partes mais a ponteira que neste caso são quatro. Duas em carbono e duas em fibra.

Para o batente (a pedido do cliente), fiz duas peças em alumínio com pesos diferentes. Um com uma pérola e outro com o efeito marmóreo preto e branco.

antonioabranches-butt1

antonioabranches-butt

O cabo foi coberto com manga retráctil com anéis por baixo para melhorar a aderência. Uma variação do que costumo fazer e que se estende até à zona do encaixe.

antonioabranches- grip

Porta carretos em alumínio da Pacific Bay secundado por duas peças pretas do mesmo material acumulando uma delas a função de prender o anzol.

antonioabranches-reelseat

antonioabranches-hookkepper

Um peixe mecânico, os logos habituais e as especificações técnicas compõem o gráfico com aquele aspecto “Bondiano” a que já fiz referência.

antonioabranches-graphic

antonioabranches-graphic1

antonioabranches-graphic2

antonioabranches-graphic3

Os Fuji K, mais uma vez, foram os escolhidos. Elegantes e robustos como não me canso de dizer.

antonioabranches-guide

Esta já está. As fotos deixam um pouco a desejar mas a falta de tempo e a intempérie que se abateu por Setúbal impediram-me de conseguir melhores resultados.

O segundo capítulo de hoje traz mais uma cana de embarcada.

Um cliente e amigo de longa data que há muito tempo falava em adquirir uma Made in Portugal. Foi desta.

Também foram simples os pedidos do Orlando: efeito marmóreo em preto e azul com enrolamentos nos mesmos tons (pedido que só parcialmente cumpri) e um cabo resistente aos maus tratos que os suportes existentes na maioria dos barcos lhes infligem. Aqui está o resultado.

Blank nacional de 3,00 m acompanhado de três ponteiras em fibra, passadores American Tackle, porta carretos Fuji e mais alguns pormenores novos ou pouco habituais nas canas que construo. A cana está pintada em preto baço. Risca-se com alguma facilidade mas resulta muito bem nos contrastes que faz com o brilho da resina. 

orlando

Um batente simples com uma peça de alumínio e borracha inserido numa peça de EVA que faz parte do cabo.

orlando-butt

Desta vez reuni no cabo três materiais diferentes: EVA, alumínio e o tecido plastificado que comecei a utilizar recentemente. O cabo é o que os Americanos chamam de “split grip”, separado em duas partes. Começa com uma peça em EVA que faz a ligação com o batente, seguida por uma inserção em alumínio azul, uma área coberta com tecido plastificado preto com um efeito a lembrar um puzzle, mais uma inserção em alumínio e mais EVA.

A segunda parte do cabo é composta pelo porta carretos em grafite da Fuji, uma peça em EVA e o “prende anzóis” em alumínio.

Uff! Este está cheio de pormenores.

orlando-grip1

orlando-grip

orlando-reelseat

orlando-hookkeper

Um gráfico simples com o nome do proprietário, os logos e especificações técnicas e uma imagem abstracta em forma de “X”.

orlando-grafico

No encaixe, um pequeno detalhe na tentativa de embelezar um pormenor da cana que regra geral é desprezado.

orlando-ferrule

Os passadores utilizados são os meus preferidos. Fabricados nos USA pela  American Tackle e aplicados com o  efeito marmóreo preto e azul metalizado rematado com enrolamentos em branco e azul. Na ponta, a minha assinatura.

orlando-guide

orlando-guide1

As duas últimas de 2010 estão apresentadas.

Quero aproveitar para agradecer a todos os seguidores do blogue, a todos os que por aqui vão passando para ver o meu trabalho e a todos os amigos, em particular ao João Martins, ao Ernesto, ao Vira, ao Sr Mário e a muitos outros, que em muito contribuíram para que a “7even” e as canas “Made in Portugal” chegassem vivas ao fim do ano e se mantenha a esperança num futuro melhor para todos aqueles que se orgulham de ser Portugueses, que produzem e acreditam que mesmo com poucos recursos é possível fazer um bom trabalho que dignifique o nome de Portugal.

O País não tem culpa das atrocidades que lhe fazem.

Desculpem o desabafo mas foi um ano muito duro e uma batalha que nalguns momentos julguei ser a última.

Para todos, um Ano Novo cheio de saúde e trabalho.

10 comentários:

  1. Que seja um novo ano com muita saude, para que esse belo trabalho não pare. Abraço

    Amorim

    ResponderEliminar
  2. EXELENTE
    Bom Ano Novo, e que 2011 te traga mais canas para fazeres, e sempre um prazer ver as tuas canas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Amorim! Muito obrigado.
    O Amorim é um dos muitos amigos que tornaram possivel chegar até aqui. E não está esquecido.
    Abraço

    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Uns minutos roubados ao preparativo para a festa muito bem empregues. Se bem que, sem qualquer novidade, começas a ficar aborrecido de ver/ler: o resultado é sempre muito bom! Será que um dia, mesmo que seja só uma vez, não fazes nada mal feito????
    Nuno, os meus sinceros parabéns por este ano de trabalho e que em 2011 seja só o normal evoluir e amadurecer deste ano, em que foste brilhante a nível profissional, com muita saúde para ti e todos os teus
    Abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  5. Boas Nuno,
    Mais dois belos exemplares que apresentas para finalizar o ano.
    Ambas a meu gosto, simples e discretas.
    Quanto ao próximo ano, saúde e felicidades, é o meu desejo para ti e para os teus.
    Espero que a tua batalha continue por muitos anos, imagino que não seja fácil, rumar contra a corrente, nos tempos que correm.
    Mas, é bom sinal, poderes continuar a fazer o que tanto gostas e para aqueles que apreciam o teu trabalho, poder continuar a vê-lo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Um feliz ano novo, cheio de saude e felicidade,e como é obvio com muitas canas.Nuno nao deves temer, porque o trabalho de qualidade sera sempre reconhecido, e o teu e mesmo.
    Continuaçao de muitas e boas canas porque nos estaremos ca para as ver.
    abraço.
    rui silva

    ResponderEliminar
  7. O que te desejoa, ti e à tua familia, é que o barco que guiam possa encontrar aguas ferteis e serenas, por muitos e longos anos, a formula de vida que segues é uma alternativa maravilhosa ao que a sociedade nos propõe mas quem como eu já tentou sabe que o preço a pagar por ela por vezes serlevado, mas o resultado pode, e espero que seja compensatorio, pois a assim acontecer serás(por enquanto já és), um exemplo de liberdade, bom gosto, visão e fé, entre outros adjectivos que poderia continuar a utilizar.

    Deixo aqui os meus votos de muitos anos felizes, dos quais os dias que os virão construir te sejam produtivos e agradaveis.

    Ass. César Faria

    ResponderEliminar
  8. Ola Nuno, tenho acompanhado o seu blog e posso lhe dizer que esta com um bom conteudo.
    Bom, sou Brasileiro e moro na Suiça, sou um amante da pesca e construção de barcos de pesca. Quero iniciar um roby que é a construção de varas de pesca e pergunto a você tem algum concelho por onde devo iniciar?

    Grande Abraço e parabéns por seus trabalho.

    Jailson De Barros
    jadebarros@gmx.ch

    ResponderEliminar
  9. Olá Jailson!
    Prepare-se para um vicio terrível de controlar, hehehehehe.
    O meu concelho para a iniciação nesta arte vai para a simplicidade. não tente fazer coisas muito complicadas já de inicio. Compre um daqueles kits que trazem todo o material necessário. Quando se sentir à vontade no manuseio dos materiais passe então para a construção mais elaborada. Não desanime com as asneiras que são inevitáveis de fazer no inicio. Falo por experiência própria.
    Qualquer duvida em que possa ajudar, disponha.
    Abraço

    Nuno Paulino

    ResponderEliminar
  10. Este anónimo de seu nome Miguel Serra diz:

    Caros amantes da pesca,

    Sou o ultimo pescador que comprou uma cana ao Nuno e estou completamente satisfeito.
    O atendimento foi perfeito!A cana ficou impecável!não só a pescar como o próprio design ficou muito melhor do que estava a espera.O meu vizinho foi la no dia seguinte e somos de Lisboa!
    Eu costumo pescar num kayak não muito grande e para manobrar o peixe é mais fácil uma cana pequena, sensível e que não parta!

    Obrigada Nuno!


    Futuros clientes: para terem noção do atendimento, a minha cana esteve pronta com outro design e, sem eu dar qualquer opinião, como a cana não estava a seu gosto, o desenho foi alterado. podia ter ficado como estava...não estava mal...ficou muito melhor!

    Abraços!

    Miguel Serra

    ResponderEliminar