sábado, 27 de novembro de 2010

Uma cana para um gentleman

 

fernandosoeiro

Construir canas é para mim muito mais do que um meio de subsistência. O que faço, faço com paixão. Sou um daqueles felizardos que se levanta encantado por serem novamente horas de ir trabalhar.

Aliado a este privilégio está um outro.

Construir uma cana personalizada implica uma aproximação ao cliente. Procuro saber o que o motiva para fazer determinadas escolhas, tento perceber com quem estou a lidar para assim melhor poder direccionar o meu trabalho de forma a que a sua satisfação seja plena. Ou quase.

Essa aproximação proporciona-me também um melhor conhecimento das pessoas e a percepção que algumas, pela história de vida que as acompanha, são fascinantes.

É o que aconteceu com o Fernando Soeiro.

Apesar de já conhecer o Fernando há algum tempo e de ter ouvido aventuras suas passadas em África, outras tantas na Madeira e muitas nas terras de Sua Majestade, com a encomenda de uma cana de Surfcasting e com o habitual entusiasmo que ele coloca em tudo o que faz apesar dos seus 64 anos, houve inevitavelmente a tal aproximação.

As histórias de pesca são uma constante, principalmente as que envolvem o Big Game (a sua grande paixão) e tudo o que o rodeia. Uma paixão que o leva ao extremo de possuir uma colecção de canas, carretos e amostras para esta disciplina que é, no mínimo, impressionante.

Após expressar a sua vontade de adquirir uma das minhas canas, decidimos muito facilmente como iria ser a sua primeira (já estou a tratar da segunda...) Made in Portugal: cana de Surfcasting, com um blank de 4,20m cor de vinho, passadores Fuji K, porta carretos em alumínio e enrolamentos em prata e preto. O gráfico com um robalo e o seu nome. Apenas uma exigência fora do normal, a minha assinatura tinha que estar presente na cana. Simples!

Aparentemente.

Onde vou eu encontrar um blank cor de vinho?

Depois de consultar todos os possíveis fornecedores de blanks deste género, encontrei o que pretendia mas em cinzento. Com o tamanho certo e com uma ponteira enxertada com carbono maciço. Já vos mostro como ficou.

Desta vez escolhi para o batente uma peça em alumínio na sua cor natural, ornamentada com dois enrolamentos em prata, preto e cor de vinho. No meio deles a minha assinatura. O cabo foi todo forrado com manga retráctil com um enrolamento em diamante por baixo.

fernandosoeirobutt

fernandosoeirobutt1

Porta carretos de alumínio, emoldurado por duas peças do mesmo material e pelos respectivos enrolamentos.

fernandosoeiroreelseat

O gráfico desta vez é bem simples. Um robalo, o nome do cliente sublinhado por uma pequena onda de chapa e os habituais logos e especificações técnicas.

fernandosoeirographic

Os encaixes de espigão, como eu entendo serem melhores e mais eficazes para as performances das canas, e os respectivos reforços feitos com enrolamentos. Na segunda foto, é visível a bonita cor de vinho com que pintei o blank.

fernandosoeiroferrule

fernandosoeirocordoblank

Os elegantes Fuji K, com um difícil enrolamento pela quantidade de pequenas listas com poucas voltas de linha, completam esta simples mas elegante cana.

fernandosoeiroguide

fernandosoeiroguide1

fernandosoeiroguide2

Já percebi que há canas que não gostam de ser fotografadas e esta foi a mais difícil até agora. Envergonhada ao ponto de me fazer repetir por 5 vezes a sessão fotográfica e mesmo assim não fiquei satisfeito.

Agora resta-me cumprir a promessa que fiz ao Fernando: temos que ir pescar para estrear a cana antes de ele a retirar para o seio da sua colecção.

Hoje entreguei mais duas das minhas meninas. Clientes satisfeitos com duas canas “deliciosas”.

Estranho adjectivo para uma cana? Em breve vão perceber.

6 comentários:

  1. Boas Nuno,
    És com certeza um felizardo, quase ninguém hoje em dia, acorda de manha com vontade de ir trabalhar.
    A diferença a meu ver, é fazer algo que realmente se gosta, o que é difícil de acontecer nos dias de hoje, face ao mercado de trabalho.
    Quanto à cana, é única, como todas as outras que fazes.
    O que mais gostei, o acabamento do 1º elemento antes do encaixe.
    Os enrolamentos e em especial aquela foto que tiras-te ao sol, onde ai sim, se vê a cor de vinho no blank e o contraste que faz ao sol, com um padrão irregular.
    É uma das minhas cores preferidas nas canas.
    Continuação de bom trabalho.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Viva Nuno,
    Esta cana agrada-me pela sobriedade e elegância. Esta cor deve ter sido bem difícil de conseguir, mas, e mais uma vez, conseguiste sair-te muito muito bem. Penso que os enrolamentos estão muito bons em conjunto com a cor escolhida, dá um contraste óptimo. Quanto à tua assinatura, ela devia ser obrigatória para dar projecção ao artista que bem merece. Abraço e que venha a próxima. Obrigado por tudo
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  3. Viva Nuno:
    Parabéns por mais um trabalho magnífico.
    Não me tinha ocorrido,mas como qualquer obra de arte,a minha cana também terá que ser assinada pelo artista.Ainda vem este ano?
    Um grande abraço
    ZÉ MANEL

    ResponderEliminar
  4. Olá Tiago!
    Grato pelo teu comentário.
    De facto esta cor é bem dificil de alcançar ainda para mais sendo o blank cinzento.

    João, tu não tens que me agradecer nada. Eu é que o devo fazer. Quando te for oportuno tens que me deixar cá as canas para eu acrescentar a minha assinatura.
    O moscatel continua de boa qualidade.

    Amigo Zé Manel com certeza que coloco a minha assinatura na sua cana.
    Estou a fazer um esforço para lhe enviar a sua menina ainda este ano.
    Um abraço a todos e mais uma vez agradeço os vossos comentários.

    ResponderEliminar
  5. Viva Nuno
    Mais uma cheia de classe
    Desta gosto em especial do batente e dos enrolamentos
    O tinto do blank é "reserva" pela certa

    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar