Cada nova encomenda encerra em si mesma uma pequena caixinha de surpresas. No caso da “Deep Water” foi uma bem grande.
Quem conhece o Mário Baptista sabe que aquela cabeça não pára. As ideias estão continuamente a surgir em catadupa. Verdade seja dita que pouca coisa se aproveita… (hehehehehe). Desta vez, porém, a coisa saiu-lhe bem. Diria mesmo, muito bem.
É do conhecimento geral que a cana ideal é inteira. Sem cortes ou secções que interfiram no trabalho do blank. O problema é o transporte.
Não existindo esse problema, construir uma cana para pesca embarcada com 3,00m, inteira, pareceu-me boa ideia apesar das dificuldades de manobra dentro da minha oficina com um blank desse tamanho.
Como é seu hábito, o Mário apresentou-me as coisas bem definidas em relação ao que queria na cana: 3,00m, inteira, decoração a preto com pormenores em azul, o nome “Deep Water”, componentes Fuji e aparência discreta.
Como acontece sempre, construir uma cana para um amigo não é fácil mas julgo que o resultado final agradou ao Mário.
Para o batente, escolhi uma peça em alumínio azul com o enrolamento em preto e duas tonalidades de azul. Tudo linha metalizada, tamanho A.
No cabo, uma novidade! A juntar à habitual manga retráctil, coloquei o nome da cana em relevo. Ao mesmo tempo que melhora a aderência cria um aspecto completamente inovador e único. Na foto, não é muito perceptível.
O porta carretos Fuji, em grafite, sem peças metálicas, garantindo um bom funcionamento mesmo com os habituais maus tratos que o sal dá, foi o escolhido. Duas peças de alumínio azul acompanhadas dos respectivos enrolamentos, rematam o conjunto.
O nome “Deep Water” é a figura central do gráfico constituído por um fundo azul, que pretende dar a ideia de se estar no fundo do mar a olhar para cima, em direção ao sol. O nome do proprietário e os habituais logos e indicações técnicas são os restantes elementos.
Para os passadores a escolha recaiu nos Fuji K . Na zona da ponteira apliquei micropassadores, também da Fuji.
A cana (quase) ideal está apresentada.
Apesar de simples, uma menina especial por ser a primeira com estas características, pela nova técnica que utilizei na manga retráctil do cabo e por ser mais uma cana para um amigo.
Já estão mais algumas prontas e a aguardar a sua vez de se apresentarem aqui. Breve breve, mais uma das minhas meninas de surfcasting vai aparecer.
Boas
ResponderEliminarAlgo que há muito tinha em mente, foi finalmente concretizado (mal, mas pronto ...He hehehehe)
Tenho de te dar os meus sinceros parabéns, o resultado final superou em muito as minhas expectativas.
Aliada à sua sóbria beleza, está uma força descomunal que surge de uma forma verdadeiramente progressiva e uma sensibilidade extra, que faz desta cana uma arma de respeito para medir forças com grandes exemplares.
O seu pequeno senão será o transporte, mas que se resolve facilmente com barras de tejadilho ou outro qualquer estratagema he he he he !
Falta agora passar nas provas de Mar, a ver se realmente faz jus ao que aparenta.
Termino agradecendo o teu empenho e criatividade, fazendo votos que realmente vejas o teu trabalho reconhecido e apreciado pelos pescadores desportivos Portugueses. já que de "Made in Portugal" se trata.
Aquele abraço
Mário Baptista
Hehehehehe! Não podia ser tudo profissional.
ResponderEliminarNão tens que agradecer pois os agradecimentos tem que ser meus por confiares no meu trabalho e me permitires dar mais um passo na minha evolução como construtor de canas.
Espero sinceramente que gostes e que gozes bastante a tua menina.
Obrigado e um grande abraço.
Nuno Paulino
Viva Pessoal!
ResponderEliminarEvito comentar muito por aqui, atendendo a que sou suspeito, pela amizade que me liga ao construtor, mas desta vez não me aguento.
A cana que vi e testei em terra é um espectáculo de acção e força! Nunca vi nada parecido com aquilo!
Parabéns aos meus dois amigos: ao Nuno que a construiu de forma soberba e ao Mário que fica com uma cana de eleição, à qual vai certamente dar bom uso.
Abraço
Ernesto
Boas Nuno Paulino,
ResponderEliminarEscusas de responder ao meu ultimo comentário do post anterior, porque, aqui está ela.
Para mim, mais um cana a meu gosto, discreta e simples, o único senão conforme referes será o transporte.
Gostei de alguns pormenores interessantes, em especial o nome e todo o desenho em si.
Após a tua descrição do pretendido, para mim que conheço o fundo do mar pela caça sub, dá certamente a ideia que queres transmitir de uma visão lá de baixo olhando para cima.
Também gostei da tua novidade, do nome no cabo, algo certamente mais trabalhoso, penso eu de que...
Fiquei curioso em relação à ponteira, por ser uma cana de um único elemento gostaria de ter noção da ponteira da mesma.
Bem, resta-me dar-te os parabéns por mais uma das tuas meninas, espero que muitas mais apareçam por ai, pois na minha opinião, à que defender o que é Made in Portugal.
Continuação de bom trabalho.
Abraço,boas canas e boas pescas.
Viva Nuno
ResponderEliminarDesta gosto mesmo muito! Simples mas muito eficaz em termos visuais.
Os azuis estão perfeitos e o batente também.
As letras em relevo no cabo por baixo da manga é uma ideia muito bem concretizada.
Agora é esperar pelos comentários do MárioB quanto ao seu comportamento técnico. Em seco, pelo que vi, promete! O problema é o dono... hehehe
Quanto ao Nuno, fica nomeado para o "Anzol de Ouro" de 2010...
Abraço JM
.
Que canas soberbas.
ResponderEliminarEstou impresionado com a beleza destas canas.
A ler pelos comentários são tão excelentes em termos de qualidade como de aparencia.
Tenho que ver de uma cana para o achigã, expecialmente para pescar á texas, ou para cranks.
Fiquei impressionado.
Um abraço
Carlos Mendes