sábado, 22 de maio de 2010

Uma simples homenagem

 

jorgebolito

Entrei em contacto com o Jorge através da internet. Descobriu o blogue, interessou-se pelo meu trabalho e cedo acordámos a feitura de uma Made in Portugal.

Combinar detalhes, decidir cores, gráficos, passadores e tudo o resto que faz parte da construção de uma cana, é uma tarefa que requer algum cuidado quando é feita à distância, via e-mail. O Jorge nem foi muito exigente: cana de Surfcasting, de 4,50 m, em carbono, com uma acção semi-parabólica (mais para o rijo), enrolamentos em preto com umas riscas em prata, porta carretos em alumínio e um contrapeso igualmente em alumínio. Nos gráficos apenas o seu nome, o logo da 7even no contrapeso e a bandeira nacional no porta carretos.

Apesar da minha insistência para acrescentar mais alguma coisa no gráfico, o Jorge nunca aceitou as minhas sugestões. Percebi o porquê no dia em que lha entreguei e o conheci pessoalmente.

Sem saber, acabei por construir uma cana muito especial para ele. Não só por ser a sua primeira cana personalizada mas também por ser uma singela homenagem a alguém que lhe era muito querido. Bonito e sentido gesto.

Resolvidos todos os detalhes relativos à construção, rapidamente se chegou ao resultado final que vos passo a descrever.

O blank escolhido, de origem asiática, construído a 100% em carbono, faz parte da série de “blanks” fabricados com as minhas especificações e que deram corpo à “First Edition” da 7even. Infelizmente estão a acabar. Talvez uma “Second Edition” resolva este vazio.

Para o batente e por opção do Jorge, coloquei um contrapeso em alumínio semi coberto com enrolamentos em preto e com o logo da 7even. O contrapeso foi sendo ajustado até encontrar o peso certo para cumprir com a sua função de equilibrar a cana correctamente. Esses ajustes consistem em ir perfurando e desbastando o interior da peça que é maciça quando me é fornecida.

jorgebolitobatente

No cabo e por sugestão minha, coloquei manga retráctil com um efeito em forma de diamante e em relevo para proteger o “blank” dos suportes e, ao mesmo tempo, para uma melhor aderência das mãos mesmo quando a cana possa estar molhada melhorando dessa forma a acção do lançamento.

jorgebolitocabo

Para o porta carretos a escolha recaiu num esqueleto em alumínio que permitiu personalizar a parte central do mesmo. Como gosto muito de fazer, confesso, não só pela estética mas também pela significativa redução de peso.

jorgebolitoportacarretos

Apesar do pedido que me foi feito para colocar a bandeira nacional no porta carretos, optei por posicioná-la na sua parte superior, em jeito de remate. Como o gráfico a aplicar seria bastante mais curto do que o habitual, esta solução equilibrou melhor a estética da cana ao reduzir a extensão de blank sem aplicações.

jorgebolitografico2

No gráfico apenas o nome do cliente e as informações técnicas da cana. Devido à ausência de um gráfico mais trabalhado, escolhi em conjunto com o Jorge uma fonte mais exuberante e que se revelou uma escolha muito acertada.

jorgebolitografico

jorgebolitografico1

Para os passadores a escolha recaiu na Fuji. Cromados, para completar a harmonização da cana com os alumínios e os enrolamentos em prata. A pedido do cliente, dois no segundo elemento e cinco na ponteira e que acabam por dar um pouco mais de rigidez.

jorgebolitopassadores

No enrolamento da ponteira, de rebordão, fiz três pequenos enrolamentos de cor por cima do enrolamento prateado. Não só ajuda à visualização dos toques como reflecte a luz do próprio starlight.

jorgebolitoponteira

E assim fica apresentada mais uma das minhas queridas meninas.

Mais simples do que o habitual, sem muitos floreados mas igualmente bonita. E ao ver a reacção do Jorge quando a encarou pela primeira vez, tive a confirmação de que o objectivo estava alcançado.

A próxima também é muito especial mas por razões diferentes. Novo tipo de enrolamento e algumas pequenas novidades na construção. Está muito próxima da conclusão.

9 comentários:

  1. o amigo Jorge está de parabens com esta nova cana, e claro como não pode deixar de ser
    ao amigo Nuno Paulino um autentico artista cada vez melhor.
    vou ponderar muito em que a minha proxima cana para surfcasting seja feita à medida, que como quem diz..uma made em portugal. heheh
    ...ao seu tempo falamos melhor...

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Zé pelo teu comentário.
    Só não percebo porque ainda precisas de ponderar a escolha da cana... Hehehehehe!
    Brincadeira à parte, acabou por resultar muito bem esta cana em preto e prata.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. boas Nuno
    e a primeira vez que te deixo um comentario e a unica coisa que te vou dizer e PARABENS pelo teus trabalhos.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo comentário Marco.
    É sempre bom recebermos um e ainda por cima uma estreia. Aparece mais vezes, hehehehehe!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. prontos não vou ponderar,
    primeiro despachas a que tens em mão. depois penso na de surfcasting.
    depois passa pela de spinning mais pesado / jigg
    depois espero que uma mesmo de embarcada.

    tudo a seu tempo
    está melhor assim? hehhehe

    ResponderEliminar
  6. Hehehehe!
    Assim está muito melhor.
    A tua é a próxima a ser feita.Dia 19 já a vais levar contigo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Viva Nuno
    Uma simples mas expressiva homenagem do Jorge.
    A cana tem uma excelente acção.
    Quanto ao resto... é uma cana com um design sóbrio, de classe.
    Prender-me-ia sempre a atenção mesmo em confronto com outras de conceituadas(?) marcas
    Uma grande novidade é a manga termoretráctil e os relevos que conseguiu obter
    Um ideia de génio que certamente vai explorar a fundo nas próximas Made in Portugal
    Estão ambos (o Nuno e o Jorge) de parabéns

    Abraço
    João Martins
    .

    ResponderEliminar
  8. Obrigado pelo seu comentário João.
    Se foi ou é uma ideia de génio não sei mas que a vou utilizar em outras canas, vou. E é já na próxima.
    Abraço

    ResponderEliminar