Entrei em contacto com o Jorge através da internet. Descobriu o blogue, interessou-se pelo meu trabalho e cedo acordámos a feitura de uma Made in Portugal.
Combinar detalhes, decidir cores, gráficos, passadores e tudo o resto que faz parte da construção de uma cana, é uma tarefa que requer algum cuidado quando é feita à distância, via e-mail. O Jorge nem foi muito exigente: cana de Surfcasting, de 4,50 m, em carbono, com uma acção semi-parabólica (mais para o rijo), enrolamentos em preto com umas riscas em prata, porta carretos em alumínio e um contrapeso igualmente em alumínio. Nos gráficos apenas o seu nome, o logo da 7even no contrapeso e a bandeira nacional no porta carretos.
Apesar da minha insistência para acrescentar mais alguma coisa no gráfico, o Jorge nunca aceitou as minhas sugestões. Percebi o porquê no dia em que lha entreguei e o conheci pessoalmente.
Sem saber, acabei por construir uma cana muito especial para ele. Não só por ser a sua primeira cana personalizada mas também por ser uma singela homenagem a alguém que lhe era muito querido. Bonito e sentido gesto.
Resolvidos todos os detalhes relativos à construção, rapidamente se chegou ao resultado final que vos passo a descrever.
O blank escolhido, de origem asiática, construído a 100% em carbono, faz parte da série de “blanks” fabricados com as minhas especificações e que deram corpo à “First Edition” da 7even. Infelizmente estão a acabar. Talvez uma “Second Edition” resolva este vazio.
Para o batente e por opção do Jorge, coloquei um contrapeso em alumínio semi coberto com enrolamentos em preto e com o logo da 7even. O contrapeso foi sendo ajustado até encontrar o peso certo para cumprir com a sua função de equilibrar a cana correctamente. Esses ajustes consistem em ir perfurando e desbastando o interior da peça que é maciça quando me é fornecida.
No cabo e por sugestão minha, coloquei manga retráctil com um efeito em forma de diamante e em relevo para proteger o “blank” dos suportes e, ao mesmo tempo, para uma melhor aderência das mãos mesmo quando a cana possa estar molhada melhorando dessa forma a acção do lançamento.
Para o porta carretos a escolha recaiu num esqueleto em alumínio que permitiu personalizar a parte central do mesmo. Como gosto muito de fazer, confesso, não só pela estética mas também pela significativa redução de peso.
Apesar do pedido que me foi feito para colocar a bandeira nacional no porta carretos, optei por posicioná-la na sua parte superior, em jeito de remate. Como o gráfico a aplicar seria bastante mais curto do que o habitual, esta solução equilibrou melhor a estética da cana ao reduzir a extensão de blank sem aplicações.
No gráfico apenas o nome do cliente e as informações técnicas da cana. Devido à ausência de um gráfico mais trabalhado, escolhi em conjunto com o Jorge uma fonte mais exuberante e que se revelou uma escolha muito acertada.
Para os passadores a escolha recaiu na Fuji. Cromados, para completar a harmonização da cana com os alumínios e os enrolamentos em prata. A pedido do cliente, dois no segundo elemento e cinco na ponteira e que acabam por dar um pouco mais de rigidez.
No enrolamento da ponteira, de rebordão, fiz três pequenos enrolamentos de cor por cima do enrolamento prateado. Não só ajuda à visualização dos toques como reflecte a luz do próprio starlight.
E assim fica apresentada mais uma das minhas queridas meninas.
Mais simples do que o habitual, sem muitos floreados mas igualmente bonita. E ao ver a reacção do Jorge quando a encarou pela primeira vez, tive a confirmação de que o objectivo estava alcançado.
A próxima também é muito especial mas por razões diferentes. Novo tipo de enrolamento e algumas pequenas novidades na construção. Está muito próxima da conclusão.
o amigo Jorge está de parabens com esta nova cana, e claro como não pode deixar de ser
ResponderEliminarao amigo Nuno Paulino um autentico artista cada vez melhor.
vou ponderar muito em que a minha proxima cana para surfcasting seja feita à medida, que como quem diz..uma made em portugal. heheh
...ao seu tempo falamos melhor...
1 abraço
zé
Obrigado Zé pelo teu comentário.
ResponderEliminarSó não percebo porque ainda precisas de ponderar a escolha da cana... Hehehehehe!
Brincadeira à parte, acabou por resultar muito bem esta cana em preto e prata.
Abraço
boas Nuno
ResponderEliminare a primeira vez que te deixo um comentario e a unica coisa que te vou dizer e PARABENS pelo teus trabalhos.
Obrigado pelo comentário Marco.
ResponderEliminarÉ sempre bom recebermos um e ainda por cima uma estreia. Aparece mais vezes, hehehehehe!
Abraço
prontos não vou ponderar,
ResponderEliminarprimeiro despachas a que tens em mão. depois penso na de surfcasting.
depois passa pela de spinning mais pesado / jigg
depois espero que uma mesmo de embarcada.
tudo a seu tempo
está melhor assim? hehhehe
zé
Hehehehe!
ResponderEliminarAssim está muito melhor.
A tua é a próxima a ser feita.Dia 19 já a vais levar contigo.
Abraço
assim já somos 2 a falar bem
ResponderEliminarhehehe
Viva Nuno
ResponderEliminarUma simples mas expressiva homenagem do Jorge.
A cana tem uma excelente acção.
Quanto ao resto... é uma cana com um design sóbrio, de classe.
Prender-me-ia sempre a atenção mesmo em confronto com outras de conceituadas(?) marcas
Uma grande novidade é a manga termoretráctil e os relevos que conseguiu obter
Um ideia de génio que certamente vai explorar a fundo nas próximas Made in Portugal
Estão ambos (o Nuno e o Jorge) de parabéns
Abraço
João Martins
.
Obrigado pelo seu comentário João.
ResponderEliminarSe foi ou é uma ideia de génio não sei mas que a vou utilizar em outras canas, vou. E é já na próxima.
Abraço