domingo, 30 de maio de 2010

Espinha – uma cana diferente!

 

espinhainicio

Como alguns já devem ter percebido, não sou capaz de encontrar uma forma de fazer bem as minhas canas e depois limitar-me a construir réplicas com algumas nuances de cores e materiais. No fundo, isso é o que fazem quase todas as fábricas e marcas, sendo que algumas nem se dão ao trabalho de desenvolver os seus produtos, limitando-se a copiar os sucessos dos outros. Uma cana personalizada deve ser o oposto.

Esta busca quase constante de novos materiais e formas de fazer ou de acrescentar algo de novo estética ou estruturalmente é dispendiosa, cansativa (muitos são os insucessos das novas experiências) mas ao mesmo tempo gratificante e motivadora. Quando aplico algo novo e resulta, todo o esforço e falhanços anteriores são esquecidos.

Estes melhoramentos e inovações podem ser simples enrolamentos executados de forma diferente ou a aplicação de novos materiais ou mesmo formas de concepção diferentes no que respeita à construção.

Nesta cana, “Espinha” de seu nome, utilizei tudo isto. Um novo tipo de enrolamento, novos materiais e uma nova concepção.

Para muitos dos que vão seguindo o meu trabalho, a reacção a algumas destas novidades será tipicamente portuguesa: “ Isso? Eu também faço. Não custa nada.”

É o melhor indício de que estou no bom caminho.

A “Espinha” é uma cana para pesca embarcada com 2,70 m, duas partes mais ponteira. O “blank” em conolon nacional e as ponteiras em fibra de vidro. Passadores Fuji e porta carretos em grafite.

Para o batente escolhi uma pequena peça em alumínio e um pequeno esqueleto de um peixe por baixo da manga retráctil.

espinhabatente

O cabo foi todo coberto com manga retráctil com diamantes em relevo para um maior conforto e para evitar que a cana escorregue quando estiver molhada.

espinhacabo

A escolha do porta carretos recaiu num modelo simples mas eficaz, em grafite, ladeado por enrolamentos em azul e preto, trabalhados em simultâneo na sua parte central.

espinhaportacarretos

No gráfico, o esqueleto de um peixe, o logo da 7even, a bandeira nacional e as especificações técnicas. Com um resultado final simples mas com uma nota de humor que me agradou bastante.

espinhagrafico

O encaixe foi feito com fibra de vidro e reforçado nas extremidades de ambos os elementos da cana com enrolamentos cobertos de epoxy.

O primeiro passador surge já no 2º elemento. Após algumas experiências, gostei mais do comportamento da cana com o passador colocado desta forma, tal como já o tinha feito na “Blue Flame”.

espinhaencaixe

Os passadores Fuji, pretos com a porcelana em Hardloy, combinam na perfeição com as cores escolhidas para os enrolamentos.

espinhapassador

Duas ponteiras em fibra de vidro completam a cana. De acções diferentes e com ligeiras alterações de posição dos passadores, também Fuji.

espinhaponteiras

O resultado final é uma cana de pesca embarcada com acção parabólica progressiva, com o poder que já conhecemos e com alguns pormenores diferentes e inovadores. Gosto particularmente dos enrolamentos e do pequeno esqueleto de peixe no cabo.

espinha

Mais inovações estão a caminho. A busca continua.

A chegada à Europa de algumas empresas americanas que fabricam “blanks” abrem outras perspectivas e permitem que em breve possa oferecer, para além das canas em conolon, canas para todas as vertentes do Spinning e Casting e mesmo canas de Fly.

As próximas não tardam a fazer a sua aparição por aqui.

6 comentários:

  1. Viva Nuno
    Mais uma explosão de criatividade!
    Combinação de cores perfeita... até o porta carretos sem remates metálicos liga em pleno com os esqueletos de peixe
    As potencialidades da manga retráctil estão à vista nesta obra
    As fotos estão muito bem conseguidas
    Começa a ser difícil detectar aspectos menos conseguidos no seu trabalho para melhorar com a cana seguinte
    Embora não seja o estilo de cana que aprecio, esta cana "esquelética" convenceu-me! E muito

    Espero pelas próximas
    João Martins

    ResponderEliminar
  2. Olá João!
    Desde já agradeço o seu comentário.
    Apenas uma correcção ao que disse: o porta carretos tem um pequeno remate em alumínio na parte superior. Discreto mas o suficiente para delimitar o cabo que também teve inicio com uma peça do mesmo material.
    A manga retráctil ainda vai trazer muitas novidades. É como diz, um material com muitas potencialidades.
    As fotos de facto saíram bem. A conjugação de um céu perfeito com o barco perfeito aqui mesmo ao lado.
    Obrigado por olhar para os pormenores que tento colocar nas minhas canas e que por vezes passam despercebidos aos mais desatentos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Nuno!

    As capacidades criativas do construtor, a qualidade dos materiais que personalizam, a qualidade e acção do blank... Fazem desta cana uma obra prima eficaz, com manutenção garantida.

    Só vê, quem quiser ver...

    Parabéns Nuno

    Ab

    Ernesto

    ResponderEliminar
  4. O que posso dizer para alem de agradecer o comentário?
    Vou continuar a construir as minhas meninas tentando sempre aperfeiçoar o que fiz anteriormente. Até que comecem a ver...
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá nuno.
    a cana ficou muito bem, nas tuas ultimas criações gosto principalmente das cores utilizadas que funcionam muito bem no conjunto criado.
    todas as fotografias ficaram muito bem.
    para mim que acompanho as tuas criações tenho a dizer que as canas estão cava vez melhores. muitos parabens nuno


    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo comentário Zé!
    Estas fotos realmente até ao momento foram as mais conseguidas. Tudo se conjugou na perfeição. Ou quase.
    Fica a promessa que vou continuar a melhorar e a surpreender sempre que possível. Pelo menos vou tentar que assim seja.
    Abraço

    ResponderEliminar