domingo, 16 de maio de 2010

Bem portuguesa

 

blueflame

Todos nós já tivemos oportunidade de observar alguns lindíssimos painéis de azulejos, antigos ou mais contemporâneos. Fazem parte da nossa cultura e mesmo da nossa história.

Os tons de azul e o branco são as cores dominantes nesta expressão cultural tão tipicamente portuguesa. Motivo mais que suficiente para servir de inspiração para outra Made in Portugal. A mais portuguesa de todas.

Para juntar aos azulejos nada mais português que a cortiça. Uma estreia nas canas que vos tenho apresentado.

Mas cortiça com qualidade. Nada que se pareça com as chinesices com que somos presenteados e que provocam uma fobia contra os cabos de cortiça. Garanto que não tem nada a ver um cabo feito com boa cortiça portuguesa, bem torneado e lixado até apresentar um toque sedoso. Um verdadeiro luxo que a maioria dos pescadores nacionais ignoram ou desprezam.

Azulejos em tons de azul, cortiça e um “blank” nacional só podiam resultar na mais portuguesa das canas que fiz até hoje, apesar do nome em inglês pelo qual me penitencio. Mas tenho que pensar um pouco naquilo que faz mover o mundo e paga as contas. Avancemos.

A cana que vos vou apresentar é mais uma para pesca embarcada, desta vez com 2,70m divididos em duas partes mais as respectivas ponteiras.

No batente decidi colocar uma peça de alumínio com uma pequena medalha no interior que me fez lembrar os rendilhados feitos em pedra de algumas janelas de monumentos portugueses.

blueflamebatente

blueflamebatente1

A meio do cabo e para acabar com a monotonia dos cabos em cortiça todos direitinhos de uma ponta à outra, resolvi tornear a cortiça de forma a que morresse com uma linha suave numa pequena peça de alumínio onde inseri o logo da 7even.

blueflamepecameiocabo

Como já referi, optei por fazer linhas suaves em todo o cabo. Do batente a morrer até à peça do meio e em crescendo do meio até ao porta carretos. Pessoalmente, gostei muito do resultado final.

blueflamecabo

Para porta carretos o material escolhido foi o alumínio. Este modelo com janelas acabou por ser a escolha mais acertada e permite observar o efeito marmóreo com os já falados tons de azul e branco tradicionais na arte da Azulejaria Portuguesa.

blueflameportacarretos

Para rematar o cabo mais um pouco de cortiça com formas um pouco mais exuberantes e com uma cúpula em alumínio com algumas influências árabes que também existem na nossa arquitectura. O efeito marmóreo termina o cabo rematado por dois pequenos enrolamentos em linha metalizada azul e prata que irão acompanhar o resto da cana.

blueflamefinaldocabo

Nesta última peça de alumínio, fiz um pequeno furo para introduzir um pequeno destorcedor que servirá para prender o anzol.

blueflamehookkepper

No gráfico o nome “Blue Flame”, a bandeira portuguesa, o meu logo e as especificações técnicas.

blueflamegraphic

O encaixe foi feito em carbono e reforçado com os enrolamentos e a respectiva cobertura de epoxy.

 

blueflameferrule

Os passadores são outra novidade. De linhas muito elegantes embora um pouco mais frágeis, não resisti a utilizar estes levíssimos e elegantes passadores da norte americana Pacific Bay.

blueflameguide

Para terminar as habituais ponteiras. Duas em carbono com acções semelhantes.

blueflameponteiras

Um resultado final diferente com a introdução de algumas novidades. A mais portuguesa de todas e que espero que ajude a valorizar a imagem da cortiça nos cabos das canas.

As seguintes já estão feitas e até entregues aos respectivos donos. Um serão a meio da semana será suficiente para os manter a par das últimas Made in Portugal. Até breve.

4 comentários:

  1. Viva Nuno
    Desta vez uma peça de arte carregada de harmonias e suavidades
    Tecnicamente é o que se sabe
    Mais palavras para ela... não tenho!

    Não vacile porque está num bom caminho
    Um abraço
    João Martins

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João!
    Acredito que sim, que o caminho seja este. Difícil, carregado de armadilhas mas sem duvida que é este. É difícil ter qualidade em Portugal e ser bem sucedido. Valem os bons amigos...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. olá nuno.
    caso pudesse te garanto que e ficava com esta cana, gostei mesmo muito, mas mesmo muito,todas as escolhas foram muito boas.
    estás a ficar um autentico mestre nesta arte, muitos parabens.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo teu comentário Zé.
    De facto esta cana tem qualquer coisa muito especial. Ficou harmoniosa e elegante. Ainda por cima está muito bem equilibrada.
    Abraço

    ResponderEliminar