sexta-feira, 23 de abril de 2010

Reparações, inovações e mais um teste!

 

fotocomposta

À medida que vou construindo novas canas, tenho que encontrar tempo para as reparações, para a minha constante procura de novos materiais para utilizar nesses trabalhos e identificar outras formas de melhorar o serviço que presto aos meus clientes. São alguns destes pequenos mas importantes passos que vos quero relatar hoje.

Comecemos pelas reparações.

Desde canas antigas e com grande valor sentimental até à cana comprada na Loja do Chinês, chega à minha oficina um pouco de tudo. Mesmo correndo o risco de ser mal interpretado, confesso que em muitos casos tento desencorajar os donos da ideia de as reparar. Ou a cana não a justifica ou, pura e simplesmente, o custo será demasiado elevado.

Mas também me chegam canas para fazer melhoramentos que me dão um particular gozo. Principalmente nas canas telescópicas. As montagens à italiana são as minhas favoritas.

Alguns exemplos:

A primeira foto é de uma cana da Sert que estava globalmente em mau estado. Depois de uma limpeza geral, substitui os passadores. Foi gratificante ouvir o cliente exclamar que estava melhor do que nova.

A segunda foto é de uma 7even First Edition, de um cliente, que sofreu um acidente. Aproveitei o facto e refiz os enrolamentos de todos os passadores. Esta digo eu que ficou melhor do que estava.

DSCF1315

DSCF1234

Há também algumas que têm dedicatória. Esta que vos mostro a seguir é um belo exemplo disso. Um mimo para uma esposa que ficou feliz com o resultado. Uma Sert que vinha em mau estado e a precisar de passadores novos. Aqui utilizei uma nova técnica que consiste na inserção de flores metálicas nos enrolamentos.

DSCF1135       DSCF1146

DSCF1017

Depois, também recebo aquela cana “emprestada pelo amigo e que acidentalmente se partiu”. Foi o caso desta Sea Princess que me chegou com o cabo partido em dois. Missão difícil mas cumprida. No final, nem se percebia a zona onde isso tinha sucedido.

DSCF1048

Estes são apenas alguns exemplos de reparações em que também aproveito para ir inovando o meu trabalho.

Foi em busca dessa inovação que resolvi criar um elemento que estava em falta nas Made in Portugal: um saco a condizer. Verde e com o meu logo em letras vermelhas. O tecido é de boa qualidade e o fecho é feito com velcro. Completamente feito à mão e em Portugal.

DSCF1078

Será que se justifica? Digam-me lá, uma cana que supera o teste que lhes vou contar a seguir não merece mesmo um saco especial?

Eu andava com vontade de repetir com a cana de 3,00 m o teste que realizei com uma de 2,40 m e que tive a oportunidade de vos relatar numa entrada anterior. Aproveitei um final de tarde mais parado, montei uns passadores com adesivo, um porta carretos só encaixado e também sem colar o encaixe das secções da cana. Tudo muito provisório uma vez que estava convencido que a iria partir.

A primeira tentativa foi feita com 7,5 kg, peso idêntico ao máximo levantado pela de 2,40 m. Sem o mínimo problema.

A etapa seguinte foram os 10,380 kg!

DSCF1064

É desta que parto a cana... Óculos postos para precaver a eventual projecção de pedaços da cana e força. Muita força. Mais do que julguei ser necessário. E levantar os 10,380 kg, só o consegui em cima de uma cadeira alta.

Meus caros amigos, esta é sem dúvida uma grande cana, com um poder realmente só ao alcance dos mais modernos carbonos, dos que custam o preço de um mês de férias na Costa Alentejana. Mas esta é feita aqui mesmo. Em Portugal.

DSCF1060

Desta vez o fotógrafo de serviço foi o meu amigo Ernesto Lima que também ficou um pouco incrédulo com este feito.

Aproveito também este escrito, um pouco diferente do que tem sido habitual por aqui, para vos deixar um link a um fórum americano de construtores de canas.

http://www.rodbuildingforum.com/index.php?showforum=10

Nas páginas deste fórum, os tópicos que têm como autor “7even seas” respeitam a canas construídas por mim. Neles poderão ler o que pensam daquilo que faço por cá. Espreitem e depois, se quiserem, digam qualquer coisa.

Já vai longo o discurso mas havia uma série de pequenas coisas que queria trazer ao vosso conhecimento por achar que são importantes na vida das Made in Portugal.

A próxima está meio feita e a caminho do estrelato!

Não vão ter que esperar muito...

15 comentários:

  1. Ola Nuno.
    grande...muito grande esse levantamento.
    para quem adquirir uma cana que levanta (e levanta mesmo) 10 kg, só transmite qualidade e confiança ao pescador.

    muitos parabens

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé!
    Foi mesmo um grande levantamento que serviu para comprovar a qualidade destas canas.
    Afinal o que é nacional é muito bom.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande Nuno...
    Tu vê lá que a levantares pesos desses...Ainda arranjas uma hernia discal e a poderosa maquina de pescar não parte...he he he. Mal posso esperar para ter a minha...Agora com arrumação a ir de encontro á qualidade da cana,sim senhor, muito bom aspecto esses sacos especial...
    É impressão minha ou a 7even First Edition telescópica diz-me algo?!?!?!?

    Ps: Como deves ter percebido, no Domingo não me foi possivel ir ai á loja dar 2 ou 3 dedos de conversa, fica combinado para este fim de semana que vem.

    1 Abraço
    Nuno (Pescas1976)

    ResponderEliminar
  4. Olá Nuno!
    Pois a hérnia já cá deve estar a julgar pelas dores que começo a ter.
    Quanto à tua impressão está muito correcta. A telescópica é a tua.
    No fim de semana já levas a tua menina nova. Já recebi o blank e já estou a fazer a montagem. E estou a gostar.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Isso é que são boas noticias...
    Já estás de roda da minha menina e principalmente por estares a gostar...he he he...
    Nestas coisas é sempre bom o Mestre gostar das suas criações...digo eu que gosto de dizer coisas...
    Mal posso esperar para a ver as fotos dela aqui no blog e ir pescar com ela...

    Abraço
    Nuno

    ResponderEliminar
  6. Olá Nuno! Outra vez, hehehehe.
    Está bem encaminhada sim senhor. Diferente das que fiz até agora mas bonita. Digo eu.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. ..."Diferente"... Era mesmo esse o objectivo da coisa...he he he
    Á que dar trabalho ao mestre para ele puxar pela cabeça...he he he...

    Abraço e até sabado

    Nuno

    ResponderEliminar
  8. Diferente e com muita qualidade.
    Agora essa história do Mestre...
    Ainda não cheguei a esse estatuto. Mas lá chegarei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Viva Nuno
    Um tópico de interesse uma vez que nem tudo na pesca passa por aquisição de equipamento novo
    E acho que o teste das Made in Portugal vai ter de ser levado ao limite para mostrar o que elas realmente valem... ou você aguenta... hehehe
    Das recuperações é interessante a da "cana fêmea", destinada a uma Senhora Pescadora, em contraste com outras que já construiu. Vi ao vivo o trabalho que realizou nos enrolamentos com as flores metálicas, perfeito

    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar
  10. Olá João!
    De facto ando a pensar em levar aquela menina ao limite. Estou convencido que com algum cuidado os 15kg deverão ser o limite.Um destes dias.
    As flores metálicas que foram para uma Senhora Pescadora como diz, são um dos meus trabalhos preferidos. Original e verdadeiramente custom.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Viva Nuno!

    De facto a cana em causa, arregalou os olhos da dita senhora, no caso a minha mulher que só espera o momento mais adequado para a ir testar. Isto porque não é pessoa de ir num qualquer dia... Tem de ser um dia especial com tudo ao seu jeito.

    Tecnicamente, a cana melhorou significativamente a sua acção e visualmente nem se fala... Um Mimo!

    Sou suspeito e por tal, para quem leia, estas minhas palavras terão o valor que se lhes queira dar... mas tenho de afirmar que o teu trabalho está magnífico.

    Quanto à cana do outro Nuno, parece um poema!

    Quanto ao teste... Não é fácil ser batido!

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  12. Isto começa a ficar complicado. Primeiro porque vocês exageram e porque me obrigam a ser mais exigente em cada cana que faço.
    Obrigado Ernesto. Vindo de quem vem é muito importante o teu comentário.
    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Amigo Ernesto voçe não me deixe ainda mais impaciente e expectante do que já estou...é que o Mestre Nuno ainda só me mostrou os aluminios da minha menina...he he he...ainda não tive direito a ver mais nada.
    Mas estou convencido que no sabado vou ficar de queixo caido...

    1 Abraço
    Nuno

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde Sr. Nuno,
    conheço o seu blog a pouco tempo e acho que você tem feito grandes trabalhos a nível das canas. As suas canas, são autenticas obras de arte.
    Ontem infelizmente tive um acidente com a minha cana de Spinning. Distracção levou-me a danificar o encaixe do primeiro segmento num lançamento. Precisava de uma opinião sua se não se importar, para saber se ela tem arranjo ou não(rasgo de + ou- 6mm na parede da zona de encaixe). Como poderei entrar em contacto consigo? Aqui no seu blog não encontrei nenhum email.

    Um abraço


    Ricardo Ferreira

    ResponderEliminar
  15. Olá Ricardo!
    Agradeço o seu comentário.
    Quanto à sua cana, só vendo. É muito difícil sem ver dar uma opinião que poderia mesmo induzir em erro. Mas parece ser recuperável.
    O meu email de facto não se encontra no blogue (será corrigido em breve)e por isso aqui o deixo: nuno.paulino@7evenseas.com.
    Abraço

    ResponderEliminar