terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cana temática

 

DSCF1050

O tipo de acabamentos de todas as canas que tenho feito até agora apenas obedece à vontade do cliente. Cores, tipo de passadores e porta carretos e os gráficos do cabo. São obviamente escolha sua.

Não me estou a queixar mas de vez em quando é-me agradável poder dar asas à imaginação. Desta vez tive alguma liberdade tendo apenas a preocupação de construir a cana com referências a um tema.

Passo a explicar.

Os meus pais, já bem perto da casa dos 80 anos, padecem de maleitas semelhantes. Os maus tratos da vida árdua que tiveram na sua infância e os imensos sacrifícios que foram fazendo ao longo dos anos para que nada faltasse a mim e aos meus irmãos deixaram marcas profundas.

Recentemente, ambos tiveram necessidade de ser submetidos a intervenções cirúrgicas muito delicadas que nos obrigaram a procurar um Neurocirurgião. 

Em termos subjectivos, é uma tarefa sempre complicada a de encontrar um médico a quem se possa confiar a vida de duas das mais importantes pessoas da nossa existência.

Entra assim em cena o Dr. Joaquim Pedro Correia. Fez um trabalho notável, conseguindo devolver-lhes muita qualidade de vida.

Sempre amável e disponível, marcou a maneira de ser, simples, do meu pai. À conversa, descobriu que ele também é pescador. Pesca Embarcada. Daí até me “encomendar” uma cana para lhe oferecer…

“Faz uma cana bonita”, foram as recomendações recebidas.

Acho que consegui!

“Blank” de conolon nacional, preto, com 2,40m, foi a escolha que julguei mais acertada levando em conta as poucas informações que tinha da forma de pescar do visado.

Resolvi arriscar um pouco na escolha das cores e fazer uma cana mais alegre. Branco, prateado, azul e laranja foram as minhas escolhas. Branco das batas, prateado para combinar com o restante hardware, azul porque sim e laranja para alegrar. 

Para porta carretos utilizei ferragens em alumínio com o tubo personalizado com o logo da 7even e enrolamentos nas cores escolhidas.

DSCF1068 

No cabo as habituais presenças da bandeira portuguesa, detalhes técnicos, o nome do proprietário e uma figura representativa do sistema nervoso central que ao sol fica deslumbrante.

DSCF1055

Os passadores cromados, com hastes arqueadas e interior em SIC.

DSCF1064 

Todos os enrolamentos foram feitos com seda e seda metalizada.

DSCF1073

Duas ponteiras em fibra de vidro e um batente em alumínio a condizer com o porta carretos, completam o conjunto.

DSCF1089

E assim está concluída a primeira cana temática que construi sem indicações do cliente, com um resultado final que considero bastante satisfatório.

Ao Dr. Joaquim Pedro Correia deixo aqui o meu agradecimento e votos de boas pescarias com a sua Made in Portugal.

Espero que gostem!

3 comentários:

  1. gostei particularmente da figura do sistema nervoso do cabo.
    e do porta carretos em aluminio com o interior personalizado.

    adorei ler o "Branco das batas, prateado para combinar com o restante hardware, azul porque sim e laranja para alegrar."
    não tens que explicar a 100% o porque das cores, adorei a 200% a escolha.
    meus parabens

    ResponderEliminar
  2. Nuno,
    Os meus sinceros desejos de melhoras na saúde aos pais, que é o mais importante, tudo o resto nada conta...
    Quanto ao teu trabalho, DEZ estrela! Muito muito bom. Estás de parabéns. Qualquer dia, quando eu for um pescador a sério, vais fazer-me uma cana à tua/minha vontade. Eu hei-de escolher as características da vara e o resto é teu. Muito sinceramente, tenho pena de viveres neste nosso país (que eu adoro!), pois noutro lado qualquer tinhas um futuro de ouro
    Abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé e João!
    Peço desculpa por tão tardia resposta mas as minhas meninas não me tem dado descanso.
    Obrigado Zé pelas tuas palavras. Não tenho que explicar mas faz parte do acto de vos apresentar a cana incluir os pormenores que acho mais importantes até para que percebam melhor o porquê das minhas escolhas.
    Obrigado também a ti João.
    De facto tens razão, aqui é muito complicado fazer o que faço e alcançar sucesso. Mas não vou desistir. Quanto aos meus pais estão muito melhores graças ao excelente trabalho do Dr. Joaquim.
    Abraço

    ResponderEliminar