domingo, 24 de janeiro de 2010

Winnie the Pooh ao estilo das Made in Portugal

 

DSCF1125

 

Por esta altura já está a perguntar o que é que o Winnie the Pooh tem a ver com as Made in Portugal! Tudo e nada.

Esta é uma das vantagens das canas personalizadas: transformam um objecto, que não raras vezes tratamos mal e de uma forma descuidada, em algo que vamos cuidar e guardar pois é uma peça única. É só sua.

Assim surge o Winnie the Pooh.

Quando chegou a hora de colocar um nome no barco, por causa da adoração que os filhos tinham pelo urso laranja, o Vasco baptizou-o de Pooh.

Chegada também a hora do baptismo da sua Made in Portugal o nome escolhido foi o mesmo. E é aqui que o Winnie tem tudo a ver com as Made in Portugal.

Confesso que me assustou um pouco fabricar uma cana com um urso. Fiquei um pouco atrapalhado em relação à forma de introduzir o boneco e ao mesmo tempo fazer uma cana bonita e dentro das cores que o Vasco queria na cana: verde e outra à minha escolha nos enrolamentos.

A solução que encontrei foi não usar o verde. Apenas usei a outra. E em boa hora o fiz.

A pedido, a cana tem 2,90m com três ponteiras (duas em carbono e uma em fibra de vidro). O “blank” como não podia deixar de ser é em conolon nacional.

O preto e o dourado foram as cores escolhidas.

Na extremidade da cana coloquei um contrapeso em alumínio (a pedido do cliente) que tapei com um enrolamento em linha metalizada preta com algumas riscas douradas e o logo da 7even.

DSCF1133 

Para o porta carretos escolhi um Fuji Heavy Duty DPSH que tem como característica não ter qualquer peça metálica. Os encaixes para o carreto são feitos em grafite reforçada. Corrosão não entra!

DSCF1176

No cabo o habitual logo da 7even, a bandeira nacional, as indicações técnicas, os nomes do cliente (e amigo), do respectivo barco e a estrela da companhia, Winnie the Pooh. À pesca!

O que eu tinha receio de não conseguir incorporar na cana acabou por ser o elo de ligação e a inspiração para uma das canas mais bonitas que fiz até hoje.

DSCF1168

Quanto aos passadores a escolha também recaiu na Fuji. Para os enrolamentos, linha metalizada preta com uma pequena risca em cada topo, de dourado.

DSCF1181

As ponteiras, duas em carbono e uma em fibra de vidro, todas com passadores Fuji e com enrolamentos também em preto e dourado. Para sinalizar as pontas optei por colocar pequenas tiras de dourado em lugar do habitual rosa e verde fluorescente. Depois conto se é igualmente eficaz. A mim pareceu-me que sim e mais em harmonia com o resto da cana.

DSCF1166

E assim fica apresentada mais uma Made in Portugal.

Com o avançar da sua produção e do meu aperfeiçoamento técnico tem-se agravado aquilo que sinto desde que as comecei a fabricar: cada vez me custa mais entregar as minhas canas a quem as compra.

Cada uma delas representa muitas horas de trabalho e dedicação. São testemunhas da minha evolução.

Estou a pensar seriamente em criar uma ficha de revisões mensais e respectiva inspecção. Riscos e maus tratos não vão ser admitidos.

Como é óbvio estou a brincar. Mas não seria de todo mal pensado…

A próxima já está quase pronta e também não está nada mal. Digo eu…

9 comentários:

  1. Viva Nuno
    Embora ande"desaparecido", como sabe tenho acompanhado este blog e sobretudo o seu trabalho nesta área
    Também sabe que sou um amigo chato mas verdadeiro, critico ao pormenor no sentido de o tentar ajudar a ser o mais perfeito possível. Pode e consegue, a prova está à vista.
    Bela cana! Requintada. O cabo, independentemente do seu real interesse técnico, está um espectáculo!
    A parada está a subir. Isto promete. Vamos ver as inovações da "menina" que se segue...

    Abraço e muita força nesse trabalho
    João Martins

    ResponderEliminar
  2. ola nuno,
    em boa hora na passada sexta-feira tive oportunidade de apresiar com os meus próprios olhos aquilo que já sabia,
    Fabricas as canas mais bonitas que os meus olhos alguma vez viu.
    em cada trabalho realizado, uma autentica obra de arte.
    continua que vais no bom caminho.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá João.
    Chato ou não o que me importa é que tem sido um amigo de extrema importância para mim. A nível profissional e pessoal. E é culpado de parte da minha evolução técnica não por ser chato, que não é, mas por acreditar nas minhas capacidades. E só para o ouvir falar bem de uma das minhas canas já valeram a pena todas as criticas que me foi fazendo ao longo do tempo, hehehehe.
    Obrigado Zé pelas tuas palavras. Vocês estão a exagerar mas agradeço na mesma. Ainda bem que gostas amigo. Não me esqueci das tuas sugestões.
    Espero estar á altura de a próxima corresponder às expectativas.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Viva Nuno!

    O que hei-de dizer?

    A minha... Quando é que fica pronta?

    Não quero o Winnie the Pooh, não porque não goste... Acho o Ursinho lindo e ainda por cima está a pescar! Ehehehe!

    Mas dum lado do cabo, acho que vou querer o endereço do meu blog; do outro lado, fica o do Porto de Abrigo.

    As cores... Essas, ficam ao teu critério!

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  5. Sai uma Made in Portugal para o barco do canto!
    Breve breve vais ter a tua pronta a pescar.
    E com cores à minha escolha? Ai ai...

    ResponderEliminar
  6. Esta para mim tá muito bem conseguida.
    Adoro o dourado em contraste com o preto.
    Por mim, quando um dia te pedir para me fazeres uma cana, será esta a via de cores.

    Parabéns Nuno

    Abraço
    Nuno

    ResponderEliminar
  7. Olá Nuno!
    Estas coisas são mesmo assim. Se gostassemos todos de amarelo... Eu pessoalmente também gosto muito desta. Os meus amigos americanos também gostaram bastante. Tu que gostas de ver o que se passa lá para os lados do Tio Sam, dá uma vista de olhos por aqui :http://www.rodbuildingforum.com/index.php?act=Search&nav=lv&CODE=show&searchid=2816934cb2af05420e111e0f9eb42208&search_in=topics&result_type=topics&lastdate=0

    Tenho duas ou três canas postadas no " Rod Show Case"
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Boas

    Já fui ver e "Let me say. I´m impressed!!"
    Temos de falar com calma. Quero mesmo pedir-te uma peça unica mas com caracteristicas do Tio Sam.

    Qual o email mais directo para a tua workshop??

    Abraços dos 3 de Sintra.
    Nuno

    ResponderEliminar
  9. Olá Nuno!
    Não será problema as caracteristicas do Tio Sam.
    O meu email é o seguinte: nuno.paulino@7evenseas.com

    Abraço

    ResponderEliminar