terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Uma inovação para os Pargos - Cana com 3,50m em carbono

 

tiago

Gosto muito das canas que construo com os “blanks” de conolon nacional. Fortes e com as características necessárias para combater exemplares de grande porte, são canas que oferecem todas as garantias a mim e ao pescador que as utiliza de que quando necessário não vão falhar.

Mas as exigências do mercado obrigam a que a busca de novas soluções seja uma constante. E foi assim que nasceu uma cana quase perfeita para peixes de grande porte mas que ao mesmo tempo se revela bastante eficaz até na pesca aos diversos.

Com o aumento da procura de canas de tamanho maior e com acção parabólica progressiva mas com mais carga, que trabalhem mais na zona da ponteira e em carbono resolvi fazer uma pesquisa  em busca de um “blank” que reuna força, leveza, rigidez, com tamanhos que permitam construir canas até 3,60m, que ofereça garantias de qualidade inquestionáveis e que tenha um preço que não caia no lote das canas inalcançáveis para a maioria. Tarefa difícil… Mas não impossível!

Com origem nos USA encontrei um blank que, não querendo exagerar, quase perfeito para a maioria dos tipos de pesca embarcada que por cá se praticam, seja ela aos diversos, aos Pargos ou outros peixes de maior porte.

Após alguns testes para comprovar as qualidades acima descritas, não tardou a surgir a primeira encomenda.

O resultado foi a menina que vos apresento hoje.

O Tiago Rebolo é mais um dos clientes e amigos que me chegaram via internet. Bom rapaz, de trato fácil, calmo e muito convicto do que pretendia para a sua Made in Portugal. Não foi por isso difícil chegar ao resultado que vos passo a mostrar.

Blank  da American Tackle em carbono com 3,50m, passadores Fuji K, porta carretos American tackle, cabo em cortiça e três ponteiras em carbono.

Utilizei no batente uma peça de alumínio com duas cores e o interior em laranja que juntamente com o azul são as cores predominantes na decoração.

tiago-butt

tiago-butt1

O cabo em cortiça apenas com uma peça em alumínio na zona onde o suporte de canas vai encostar para prevenir a deterioração da cortiça.

tiago-grip

Porta carretos American Tackle em alumínio azul e grafite.

tiago-reelseat

Para terminar o cabo, uma peça de cortiça e o “Hook Keeper” em alumínio rematado com o primeiro enrolamento feito com linha metalizada azul, branca e cor de laranja Viscose.

tiago-hookkeeper

O gráfico foi um desafio. O Tiago queria um peixe em duas partes: metade em raio x e metade tal como ele é. Achei a ideia interessante mas difícil de colocar em prática devido à falta de imagens do género. Quase que levei um peixe a uma clinica para radiografar… Mas acabei por conseguir fazer uma montagem de quatro imagens que resultou num bonito Pargo Capatão. Para completar o gráfico o nome do cliente e os habituais logos assim como as especificações técnicas.

tiago-graphic

tiago-graphic1

tiago-graphic2

tiago-graphic3

Para os passadores (Fuji K) as combinações possíveis com estas cores eram tantas que optei por fazer três enrolamentos diferentes alternando nos 6 passadores. Nunca ninguém disse que os passadores tinham que ter enrolamentos iguais… Gostei bastante do resultado final.

tiago-guide

tiago-guide1

tiago-guide2

A estreia oficial será feita em breve para comprovar a qualidade revelada nos teste no “laboratório” das Made in Portugal que em breve também vos vou mostrar aqui.

A ausência foi grande mas fica a promessa que as meninas novas vão começar a surgir com mais frequência.

7 comentários:

  1. Mais uma muito bem conseguida, vara muito fixe, tive o prazer de a ter visto e d a ter tido na mão ontem.

    trabalho de grande nivel.

    Ab

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    É com muito prazer que vejo aqui a minha primeira Made in Portugal.

    Inicialmente quando decidi que queria ter uma cana feita pelo Nuno Paulino, levava na minha mente algo assim.
    Uma cana maior que os 3 metros e menos progressiva que a minha.
    Algo que na realidade o Nuno ainda não tinha feito e na altura a opção dada pelo Nuno, foi um conolon nacional com 3 metros, uma cana muito mais resistente do que a minha cana anterior e também um pouco mais progressiva ou parabólica, embora não fosse realmente isso que tinha em mente, o pedido foi feito na mesma. Dei-lhe a ideia do gráfico e das cores, queria o porta carretos em cor de vinho, assim para o carmim bem como os enrolamentos dessa cor e cinza, uma cana discreta.
    Posteriormente num dia que passei pela sua loja o Nuno mostrou-me a mim e ao Ernesto Lima, estes novos blanks.
    Agarrei nele e vi que era mesmo aquilo que pretendia, embora não esteja habituada a este tipo de canas, mais de acção de ponteira, mas pela minha acção de pesca e fraca experiencia, era mesmo aquilo.
    É que eu sentia um atraso na ferragem com a minha cana e aquele blank, mais comprido e mais rijo certamente me daria o pretendido.

    Depois após compra de um novo carreto o Nuno ligou-me. Lembrou-se que as cores do carreto não ficariam bem com as cores que tinha escolhido, algo que deve ser mencionado porque estas pequenas atenções fazem uma grande diferença entre o vendedor e o comprador. Obrigado mais uma vez pela tua atenção, acredita que ficou registada.

    A partir daqui a cana ficou toda ao critério do Nuno, tirando a ideia do gráfico e a cortiça que era um material que pretendia na minha Made in Portugal.

    Assim, é com muito orgulho que sou pioneiro neste tipo de canas feito pelo Nuno, ainda não a testei mas penso que amanha vou lá ver como é que a minha menina se comporta.
    A ansiedade está em grande e quando ele diz que é uma cana para os pargos fico melindrado, porque bichos desses apanho poucos.
    Talvez um dia quando for grande na pesca, consiga apanhar um daqueles que ele colocou na minha cana, um capatão, quem me dera.
    Grande abraço e obrigado Nuno, pelo teu excelente trabalho.
    É linda a minha nova cana, algo único e Made in Portugal.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Miguel!
    Já anda a fazer estragos nas àguas aqui perto de Setúbal!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Tiago!
    Grato pelo teu comentário e pela confiança depositada no meu trabalho.
    Escrevo este comentário já com o conhecimento do resultado da estreia da menina. Esteve à altura dos acontecimentos.
    Fico à espera de uma fotografia com um exemplar daqueles que fazem inveja.
    Abraço

    Nuno Paulino

    ResponderEliminar
  5. Olá Nuno!
    Não quero escrever muito, apenas adjectivar um pouco mais o seu trabalho... Abre-se este blog, e um tipo baba-se todo...
    Será que não dói uma pessoa que adquire uma "peça" destas, colocá-la logo no sal…?!!! A mim doía, e de que maneira :)
    Uma questão:
    - Quando ou onde se pode ver uma vara de bóia?
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Abraço
    Pedro

    ResponderEliminar
  6. Desde ja mts parabens pelo excelente trabalho aqui visto , gostava de saber onde podia ver o seu trabalho e talvez encomendar algum .

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Boa noite Ruben!
    Pode ver algum do meu trabalho na minha oficina/loja em Setúbal na R. Ocidental do Mercado, 31. Para qualquer esclarecimento pode enviar um email para o seguinte endereço: nuno.paulino@7evenseas.com

    Abraço

    Nuno

    P.S. Pedro Galante, em breve vão chegar as canas de bóia

    ResponderEliminar