segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cana de barco estilo tinta da China

 

paulosines

Sempre que começo a construir uma cana penso sempre que vai ser uma verdadeira obra prima. Mesmo quando os ingredientes não são a meu gosto.

Neste caso tudo estava a favor.

Foi uma das primeiras segunda cana para um cliente. Após ter construído a “Seemarsines” o Paulo pediu para lhe construir uma outra mas direccionada para as capturas de maior porte.

Exigente e consciente do que queria, foi bastante preciso nos pedidos que fez em relação à cana ficando eu apenas com alguma liberdade em relação ao gráfico.

“Blank” branco com 3,00m divididos por duas partes e pela ponteira, cabo em cortiça que é sempre um prazer fazer, porta carretos em alumínio com janela, passadores Fuji K e ponteiras em carbono. Para os enrolamentos um efeito marmóreo em branco, preto e cinzento. O gráfico simples apenas com a silhueta de um pargo.

Este foi um gráfico muito trabalhoso mas que justificou pelo resultado final. Toda a parte decorativa da cana foi inspirada nas pinturas feitas com tinta da China resultando num dos meus melhores trabalhos. Simples, discreta mas muito bonita. E ainda por cima, com uma belíssima acção parabólica progressiva que garante eficácia nas capturas de maior porte e que em conjunto com as ponteiras de carbono lhe confere uma sensibilidade extrema, não comprometendo o “poder” já conhecido das “Made in Portugal”.

Batente em alumínio, ornamentado com uma medalha com um estilo oriental a condizer com o tema da cana. A estrutura de alumínio está protegida por um acabamento em borracha para evitar danos no convés dos barcos.

paulosinesbutdetail1

O cabo foi feito em cortiça com uma pequena peça de alumínio colocada estrategicamente de maneira a que quando a cana for colocada nos suportes do barco, estes não danifiquem a cortiça. A cortiça utilizada é nacional, de muito boa qualidade e com um toque sedoso e agradável como nenhum outro material tem. E não se deixem enganar pelas chinesices que por ai andam feitas com cortiça de muita fraca qualidade, cheias de colas e pastas artificiais para disfarçarem os inúmeros buracos que os cabos têm. Esta, como já referi, é nacional e de muito boa qualidade.

paulosinesgrip

O porta carretos em alumínio, com janela, já com o efeito marmóreo.

paulosinesreelseat

No remate do cabo, cortiça e uma peça de alumínio com funções decorativas e também com a função de prender o anzol, bastante útil quando precisa de deslocar o barco para outro pesqueiro. O efeito marmóreo rematado com três riscas feitas com linha metalizada em preto, cinzento e prata, marcam o fim do cabo.

paulosineshookkepper

Quando tenho uma ideia para um gráfico e não tenho possibilidade de tirar a fotografia que pretendo, que foi o caso, resta-me apelar aos conhecimentos informáticos que tenho.

Queria uma foto de um pargo meio camuflado pela vegetação marinha a fazer lembrar aquelas gravuras feitas à mão. Não é uma foto fácil de se encontrar ou de tirar. A ideia foi aplicar um efeito na foto que a fizesse parecer um desenho com tinta da china mantendo a simplicidade que o Paulo pretendia para a cana.

Após algumas, muitas, horas de trabalho, consegui juntar duas fotos numa só e alcancei o efeito desejado. Depois foi só acrescentar o nome cientifico do dito, as indicações técnicas da cana e os logos sem a habitual bandeira  conforme pedido do cliente. O resultado foi este.

paulosinesgraphic

paulosinesgraphic1

paulosinesgraphic2

paulosinesgraphic3

Os passadores escolhidos foram uma vez mais os Fuji K.

Não me canso de elogiar este novo lançamento da marca nipónica. Fortes, robustos e elegantes. Não tinha melhor escolha para esta cana.

paulosinesguide

As ponteiras, duas em carbono e uma em fibra de vidro, foram feitas com um enrolamento simples com linha metalizada preta.

paulosinestips

Já referi vezes sem conta que para mim todas as minhas meninas são especiais mas inevitavelmente há duas ou três que me marcaram mais que as outras. Esta é um desses casos. Tem cortiça, que eu gosto muito de colocar nas canas, tem o efeito marmóreo que é bastante do meu agrado e resultou num conjunto em que tudo se conjugou quase na perfeição.

Como sabem a minha procura por coisas diferentes que possa aplicar nas canas que faço é incessante. Por vezes tem resultados surpreendentes no meu trabalho. A próxima é resultado disso mesmo. Diferente de tudo o que por aí anda!

5 comentários:

  1. olá nuno.
    mas que cor linda para uma cana....vou ter que pensar nessa cor....
    graficamente ficou espectacular, e com o efeito marmoreo a condizer..
    até parece que é feita em marfim...

    muitos parabens

    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno

    Embora os efeitos marmóreos não sejam o que mais admiro nas tuas canas, desta vez rendo-me, pois acho que tudo se conjuga. O efeito "Tinta da China" está *****
    Parabéns pela obra

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Nuno
    A ideia foi muito boa e o resultado final está à vista - talvez para mim a cana melhor conseguida até à data. E o mais curioso é que limitou-se a trabalhar a preto e branco!
    Uma perfeição
    Abraço JM
    .

    ResponderEliminar
  4. Todos os seus trabalhos são magníficos, mas tanto a anterior cana feita para o Luís Paulo como esta agora estão simplesmente maravilhosos...

    ResponderEliminar
  5. Peço desculpa por tardar a agradecer os vossos comentários.
    Zé de facto o branco permite fazer efeitos muito bonitos e diferentes.

    Vira eu sei que não gosta do efeito marmóreo mas a esta é difícil de resistir.

    João, vindo de si...
    A mais bem conseguida não sei se será mas definitivamente entrou no meu top 3 de preferências.

    Nuno Pinto agradeço o seu comentário e tenho que concordar que realmente as canas que fiz para o Paulo resultaram muito bem.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar