domingo, 22 de agosto de 2010

Cana de barco em carbono

 

seemarsines

Não é só de conolon que se fazem as Made in Portugal da 7even!

Os “blanks” de carbono também fazem parte da ementa. A gama da American Tackle, que abrange praticamente todas as vertentes da pesca, está agora disponível. Fly, Casting, Spinning, Jigging, Crank Bait e Popping  são apenas algumas das disciplinas abrangidas.

Não deixam de ser Made in Portugal. É o caso desta.

Destinada aos mares de Sines, mais concretamente ao Mestre Paulo da Seemarsines, foi construída com um “blank” da 7even de origem asiática, com 3,60m divididos por três secções mais ponteira. 100% carbono.

Este “blank” já mostrou o que vale. Com uma acção parabólica progressiva, surpreende pela leveza e pela sensibilidade conferida pelo facto de não ter fibra de vidro na sua composição.

As decorações ficaram inteiramente ao meu critério com excepção das inscrições a colocar no gráfico. Facto que como é óbvio me deixa sempre muito chateado…

Fazer uma cana para um pescador tão experiente e que está habituado a lidar com materiais de primeira qualidade não é tarefa para fazer de ânimo leve. A escolha dos componentes foi cuidadosa como é habitual e o resultado das minhas escolhas foi o que vou descrever.

Para o batente escolhi uma peça de alumínio, azul, com o fundo em borracha e rematado com os enrolamentos em tons de azul e laranja que vão acompanhar toda a cana.

seemarsinesbutt

Como vai ser uma cana com uma utilização intensiva, optei por forrar todo o cabo com manga termo retráctil com um enrolamento em forma de diamante por baixo para melhorar a aderência.

seemarsinesgrip

O porta carretos, personalizado, em alumínio com duas cores, foi enquadrado por duas peças do mesmo material, resultando num conjunto agradável e muito “custom”.

seemarsinesreelseat

O gráfico desta vez foi muito simples.

O nome Seemarsines seguido pelo apelido de infância do Mestre Paulo – Pira - , os habituais logos e características técnicas da cana assentes num fundo prateado com um dégradé que vai do azul escuro para o laranja. Bonito efeito.

seemarsinesgraphic

seemarsinesgraphic1

Os enrolamentos foram feitos com linhas metalizadas em três tons de azul e laranja em linha de nylon. Os passadores escolhidos são provenientes de duas marcas diferentes. O primeiro passador é um Fuji seguido de mais sete passadores da American Tackle, que são dos meus preferidos. Leves, suficientemente fortes e muito elegantes.

seemarsinesguide

As habituais ponteiras, três, sendo duas em carbono e uma em fibra de vidro, com direito a uma foto mais ameaçadora como que a servir de aviso para o  trabalho árduo que as espera.

seemarsinestips

Aproveito para assinalar que o fundo das fotos é a nossa lindíssima Serra da Arrábida e algumas das suas praias. Pena é que apesar de linda não nos sirva de muito já que nela está quase tudo proibido - pesca, piqueniques e em algumas zonas até os passeios a pé.

Mais uma menina pronta a entrar em acção. Resta aguardar para saber como se porta.

As próximas já estão prontas à espera que os respectivos escritos sejam feitos para terem direito de também elas perfilarem por aqui.

3 comentários:

  1. Viva Nuno!

    Sobre a vara, dou abertamente a cara para atestar, com base em resultados e com testemunhas, o seu comportamento tanto a sentir, como a ferrar e a trabalhar as capturas.

    Quanto à personalização, só tenho uma palavra... Fantástica!

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  2. Viva Nuno
    Mais um excelente trabalho, desta vez com uma incursão pelos carbonos
    Penso que será num futuro próximo a vertente a explorar
    Já agora informo-o que a minha "black" (relatada numa sua entrada recente) tirou sem qualquer dificuldade no início da semana um parguinho com pouco menos de 3 kilos. Isto para lhe dizer que com as suas canas e bem orientados até os aprendizes conseguem fazer uns "floreados"

    Abraço JM e venha a próxima

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Ernesto e João!
    De facto este blank é mesmo muito bom.
    Em breve vou apresentar algumas novidades em carbono.
    Fico satisfeito com a sua captura, João.
    Quando chegar o de 6kg quero uma fotografia.
    Abraço

    ResponderEliminar