domingo, 18 de abril de 2010

Guerreiro da Areia

 

DSCF1034

Devido ao desenho geográfico da nossa costa, quem pratica Surfcasting por norma precisa de fazer caminhadas mais ou menos longas acompanhados do respectivo material necessário a uma jornada de pesca. Para chegar a alguns pesqueiros é ainda necessário fazer um enorme esforço físico e possuir alguma capacidade (muita) de sacrifício. Os níveis de paixão por esta disciplina têm que ser muito grandes para superar as muitas dificuldades que se encontram para chegar aos melhores locais de pesca.

Estas longas caminhadas acabam muitas vezes com a constatação de que o mar não apresenta condições para pescar ou numa bela grade. Esforço inglório ou desnecessário? Nada disso. A camaradagem existente, o contacto com o mar e as longas conversas mantidas ora com o companheiro do lado, que por vezes não passa de um perfeito desconhecido, ora com o mar que tão bom ouvinte é justificam todos estes esforços. Por vezes inglórios. O peixe? Por vezes também aparece. Esta é uma pesca que se faz pelo puro prazer de pescar.

Por estas razões há algum tempo atrás saiu-me meio a brincar a expressão Guerreiros da  Areia para definir os pescadores que sofrem desta paixão. Assenta na perfeição!

Não muito depois, comecei a imaginar uma cana que pudesse servir de homenagem aos Guerreiros. Faltava apenas tempo e o blank certo.

Pois bem o tempo apareceu assim como o “blank”.

A “Sand Warrior” estava prestes a nascer.

O nome em inglês tem como justificação o facto de eu apresentar as minhas canas em alguns fóruns americanos onde tenho vindo a divulgar o meu trabalho em busca de novos horizontes.

O “blank” é um 7even de três partes que perfazem 4,50m com uma acção de ponteira e com capacidade de lançamento até 200gr, 100% carbono e pintado de preto.

Escolhi como cores dos enrolamentos o azul metálico em representação do mar, o dourado metálico para a areia e o laranja em polyester para o sol.

No batente uma novidade! Uma peça em alumínio azul com a inscrição “Sand Warrior” e duas pequenas riscas douradas. Por cima em forma de remate, um enrolamento com as três cores escolhidas.

sandwarriorbut

  Para porta carretos escolhi um esqueleto em grafite com a parte central personalizada com enrolamentos nas cores escolhidas e um pequeno gráfico. A emoldurar, duas peças em alumínio com os respectivos enrolamentos.  

DSCF1049   DSCF1044

No gráfico tentei transmitir aquilo que representa ser um Guerreiro da Areia. Escolhi um guerreiro medieval com o brasão das cruzadas estampado no peito. Coloquei uma cana em uma das mãos, equipada com carreto e montagem. O resultado final implica que vos mostre ao pormenor para vossa apreciação.

sandwarriorgraphic

sandwarriorgraphic1    

sandwarriorgraphic2

sandwarriorgraphic3

Passadores cromados com anéis em Sic e para contrastar com a predominância de azul no cabo, o dourado domina apenas invadido por umas pequenas riscas azuis e laranja.

sandwarriorpassador 

Uma merecida homenagem a todos os amantes desta disciplina que pelas suas características requer enormes doses de sacrifício e paixão.

Espero que gostem tanto de a ver como eu gostei de a fazer.

Como já é habitual a próxima está quase e mais uma vez com uma incursão por mares nunca dantes navegados.

6 comentários:

  1. olá nuno
    gostei de ver o enrolamento em dourado, as cores são mesmo do tipo...não acredito que alguem não goste.
    1 abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Zé!
    Ainda bem que gostas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Nuno
    Mais uma obra de arte
    Parece-me que não foi focado e não se vê nas fotos um pormenor que me parece de interesse - o tipo de encaixe das secções
    Os argumentos que inspiram a construção das canas e as cores aplicadas são sempre e também um motivo de interesse para ler estes seus relatos
    Que venha a próxima!

    Abraço
    João Martins
    .

    ResponderEliminar
  4. Olá João!
    Grato pelo comentário.
    Na realidade não aparecem os encaixes nas fotos.
    Apenas porque tento dar ênfase aos aspectos que regra geral despertam mais atenção.
    Neste caso os encaixes são "put in" ou seja o elemento mais fino entra dentro do mais grosso sendo as paredes do mais grosso reforçadas com um anel em metal, com um enrolamento feito por cima e tudo coberto com epoxy para não acontecer nenhum percalço.
    Na próxima prometo que coloco fotografias dos encaixes.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. boas..e preços meus caros pescadores

    ResponderEliminar
  6. Boa noite Balsas!
    Se pretende saber quais os preços das canas que construo, pode enviar um email para o endereço que se encontra no canto superior direito do blogue e colocar as suas questões. Terei todo o gosto em elucidá-lo.

    Nuno Paulino

    ResponderEliminar