domingo, 14 de março de 2010

Parto difícil!

 

DSCF1054

Todas as canas têm o seu grau de dificuldade em termos de construção. Umas têm enrolamentos mais complexos, outras têm um porta carretos mais difícil de personalizar e outras ainda são complicadas porque por uma razão especial não sei o que fazer! E acreditem que ideias para canas não me faltam. Acompanham-me sempre, mesmo a dormir…

Desta vez a razão especial foi o facto de ir fazer uma cana para um amigo do peito.

A vida não tem sido propriamente um mar de rosas para mim mas deu-me algumas coisas que me fazem estar eternamente agradecido, das quais os poucos mas verdadeiros amigos que são um dos mais preciosos tesouros que tenho.

Quando o Ernesto me encomendou uma Made in Portugal, cedo percebi que tinha um verdadeiro desafio pela frente.

“Quero a imagem do blogue e a cana tem que ser azul”

Fácil? Nem por isso!

Quem o conhece sabe que rege a sua vida e a forma de pescar pelos mesmos princípios, sendo a simplicidade a sua principal característica.

Ao mesmo tempo a vontade de fazer uma cana vistosa tomava conta de mim, o que iria chocar com o  acima descrito.

Depois do “blank” pintado de azul e devidamente preparado, comecei a conjugar cores para os enrolamentos. Fiz cinco ensaios que de pronto rejeitei.

Fazer uma cana simples de forma que seja distinta e uma peça única que se destaque de todas as outras para um amigo que nos é particularmente chegado não é tarefa fácil.

Após muitas hesitações julgo ter encontrado uma solução.

Mas chega de conversa e passemos ao resultado final porque enquanto escrevo este documento está a ser baptizada. Soube agora que já apanhou um pargo!

O “blank” escolhido foi mais uma vez um conolon nacional mas com 3,30m divididos por duas partes e ponteira. A cor, azul.

No batente, optei por colocar uma peça de alumínio coberta pelo enrolamento feito com linha azul e três conjuntos de riscas em dourado e azul mais claro que acompanham também todos os restantes enrolamentos da cana. Como remate uma tampa dourada e azul com duas âncoras douradas.

batentelimpo

Na parte inferior do cabo, a inserção do endereço do blogue com os enrolamentos nas pontas.

DSCF1105

Porta carretos da Fuji ladeado por duas peças de alumínio cobertas por enrolamentos azuis.

DSCF1109

Na parte superior do cabo, a imagem do blogue e o nome, acompanhados pela bandeira nacional, o logo da 7even e restante informação técnica.

DSCF1115

Os passadores, Fuji Hardloy, com enrolamentos feitos com linha metalizada nas cores referidas acima.

DSCF1123

As três ponteiras com passadores Fuji com enrolamentos em dourado e azul, rematam o conjunto.

DSCF1128

O resultado final agradou-me mas sei que vou retocá-la sempre que tiver oportunidade, na procura da perfeição que procurei conseguir nesta cana.

DSCF1048

Um parto difícil que acabou bem. Só espero ter estado à altura do grande pescador que é o Ernesto Lima e que tenha feito justiça à qualidade do blogue.

Como habitualmente, a próxima já está feita e o relato a caminho.

Vá passando por cá.

13 comentários:

  1. essa cana ficou mesmo bonita, parabens ao criador e ao novo dono dela.
    a imagem do blog ficou mesmo muito bonita.

    a partir de agora só falta deixa-la ganhar um bigode.hehehe

    hã Ernesto que grande pinta de cana que ai tens.

    quando por ai passar a ver se vejo com os meus olhos essa cana.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostas Zé!
    Foi difícil mas acabou por não sair mal.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Viva Nuno!

    A cana está perfeita! Para o meu gosto, claro!

    Quanto à sua funcionalidade para o fim a que se destina, posso dizer que, depois de a ter testado hoje, estou impressionado pela sensibilidade e forma como trabalha o peixe. Muito boa!

    Quanto ao teu trabalho, Nuno, só posso dizer que tanto no design como na eficácia parece-me excelente.

    É verdade Zé... Esqueci-me do bigode! Xiiii... Como é que me fui esquecer duma coisa dessas? Lol

    Abraço

    Ernesto

    ResponderEliminar
  4. Boas

    Mais uma excelente obra.

    Adorei o bantente. Ficou muito acima da média.

    Que faça muitas e boas pescas nas mão de quem conhece bem o mar e a pesca embarcada.

    Mais uma cana que ficará em boas mãos.

    Parabéns ao Nuno pela dedicação e ao Ernesto pela nova batuta.

    Abraços
    Nuno

    ResponderEliminar
  5. Viva Nuno
    Para lá dos atributos técnicos da cana, o mais importante sem dúvida, considero existirem dois segmentos dela que são a prova real do trabalho realizado: a "ligação" do porta carretos ao blank e o punho da cana (batente).
    Na realidade, esteticamente a secção inferior da cana é a chave do sucesso.
    Já sei que sou "miudinho"...
    Mas esta está um espectáculo! As cores seleccionadas estão perfeitas, o punho está sensacional, a transição do porta carretos bem conseguida, os decalques foram muito bem tratados, nada de chapões
    Não tem o famoso bigode mas acredite que ela dá um bigode a todas as outras que já construiu...
    E se a trabalhar funciona bem... que mais se pode querer?
    Os meus sinceros parabéns. Está a precisar com urgência de saltar fronteiras porque infelizmente o mercado nacional é um horizonte demasiado curto para estas obras de arte
    E faz favor de não se estragar, continue a ser exigente naquilo que faz

    Abraço
    João Martins
    .

    ResponderEliminar
  6. Ernesto, ainda bem que gostas e que não defraudou as expectativas. Fico à espera do Pargo que a faça transpirar, hehehehe.

    Nuno mais uma vez agradeço as tuas palavras.
    Estes comentários assim como as reacções de quem compra as canas são um retorno muito importante para mim e que junto ao que se diz lá por fora. São uma espécie de barómetro para o meu trabalho.

    João a si nem sei o que diga.
    Tem sido um elemento fundamental na minha evolução, obrigando-me a estar sempre alerta.
    Este comentário vindo de si é de extrema importância para mim. Fico-lhe grato.
    Agora aproxima-se a altura de fazer outra bem difícil: a sua.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Viva Nuno,
    Mais uma vez aqui estou para te dar os parabéns por mais uma obra de arte. De todas as que acompanhei esta é sem dúvida a mais querida. Talvez por a ligar logo ao Ernesto, mas a cana parece linda. O batente dourado com as 2 âncoras é um acabamento que enche o olho, é perfeito. Também me agradou desta vez ires para uma cana mais comprida e a ligação entre as várias partes da vana, tal como o João disse, parece muito harmoniosa. Mais uma vez te digo que lamento que vivas neste nosso Portugal, de que tanto gostamos, mas que te limita o crescimento. E esta é a tua batalha, não baixares a guarda nem o grau de exigência. Um abraço
    João Carlos Silva

    ResponderEliminar
  8. Olá João!
    Agradeço o teu comentário pois tal como dizes este jardim que tanto gostamos é um pouco complicado. Desistir não desisto.
    O grau de exigência vai ser cada vez maior pois ainda quero evoluir muito mais e só me darei por satisfeito no dia em que os meus clientes não tiverem coragem para pescar com as minhas canas.
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Pois é pessoal... A cana é linda e francamente operacional, já para não falar da sua versatilidade...

    Com ela pode pescar-se ao sentir, no caneiro com isca viva ou morta e... Ao Goraz com carreto eléctrico, para aqueles que amarem essa pesca, sem quaisquer receios. É uma besta sensível e capaz de grandes feitos, esperando eu estar à altura dela quando chegar a hora. Além de tudo isto, para quem goste de guardar peças únicas, fica muito bem em exposição numa qualquer montra ou redoma o que, sinceramente, embora fosse um desperdício, é a primeira coisa que apetece fazer.

    Abraço a todos!

    Ernesto

    ResponderEliminar
  10. estou parvo com o que acabei de ver!!!
    sem querer vim dar a este blog e esou completamente bloqueado!!!
    que grande,grande,grande trabalho simplesmente fantástico!!!
    só peço que não desistas porque o teu trabalho esta magnifico, muitos parabéns e desejo-te a melhor sorte do mundo espero ver essas canas comercializadas em grandes quantidades por Portugal inteiro, pelo mundo inteiro...e arredores....
    mais uma vez parabens

    ResponderEliminar
  11. Apesar de Anónimo, agradeço as palavras de incentivo. Ainda bem que gostou.
    E pode estar certo que não vou desistir.
    Tenho demasiadas canas na cabeça para fazer.

    ResponderEliminar
  12. Grande trabalho, amigo Nuno, de certeza que o amigo Ernesto ficou muito bem servido...
    Em breve espero ver aqui a minha menina...he he he...

    1 Abraço
    Nuno Correia

    ResponderEliminar
  13. Pois com certeza que sim que também terá lugar aqui.
    Agradeço o elogio ao meu trabalho.
    Abraço

    ResponderEliminar