segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cada gosto, uma cana diferente!

DSCF1020

Há uma certa tendência para se achar que os pescadores não ligam muito à estética das canas que compram.

Tenho uma opinião completamente diferente: tudo depende da possibilidade de escolha.

Até agora, se se queria comprar uma cana, tinha de se escolher dentro daquilo que está disponível no mercado. Quer se gostasse ou não de determinados pormenores ou de algum componente, só havia duas opções: ou se comprava ou não se comprava.

Talvez tenha sido este o motivo para se ter criado esta falsa ideia que porventura até provocou algum desleixo na apresentação de algumas canas que pululam no nosso mercado. A falta de opções gerou displicência.

Passemos agora para uma realidade diametralmente oposta.

Escolheu um “blank” com as características que pretende!

Ao contrário do que é habitual, encontra à sua disposição mil e uma cores para fazer os enrolamentos dos seus passadores ou se preferir os efeitos marmóreos e mesmo mais algumas alternativas e novidades que em breve vos vou dar a conhecer.

Pode escolher a cor da cana, o tipo de passadores assim como a quantidade e tamanho, o tipo de porta carretos. Pode ainda escolher os gráficos a colocar no cabo.

Já imaginou? Parece simples? Para alguns é. Para outros nem tanto. Foi o caso do Nuno Silva.

O Nuno chegou até mim porque viu em acção de pesca uma das primeiras Made in Portugal que fiz e gostou do desempenho e aspecto da mesma.

Foi o cliente mais indeciso até agora. Trazia bem definidas as características que queria na cana mas a componente visual foi bem mais complicada de clarificar.

Após muitas hesitações, resolvi deixar o cliente pensar e, se o desejasse, comunicar por telefone qualquer alteração aos pormenores então definidos.

Não foi preciso. Quis o destino que no dia seguinte tivéssemos escolhido o mesmo itinerário de compras, aproveitando o Nuno Silva para me inteirar das suas escolhas finais. Após um debate familiar ficou decidido que os enrolamentos seriam feitos com efeitos marmóreos em amarelo e azul claro. Os remates ficariam à minha escolha.

Podíamos agora iniciar a construção da cana. 

Mais uma vez a escolha recaiu num “blank” em conolon nacional com 3,00m divididos pelas habituais duas partes e ponteira.

O batente escolhido (em alumínio) foi coberto com epoxy e o respectivo remate em linha metalizada de dois tons: azul cinza e dourado claro. Um pormenor que fez toda a diferença no resultado final.

DSCF1046

Para o porta carretos a escolha recaiu no Fuji Heavy Duty DPSH totalmente construído em grafite e rematado por dois enrolamentos.

DSCF1042

Os gráficos do cabo, para lá das indicações técnicas, do logo da 7even e da nossa bandeira nacional, consistiram no nome do feliz proprietário e num peixe tribal, um tubarão cuja origem desconheço. Neste pormenor, a escolha tem incidido essencialmente neste tipo de peixes pois vai ao encontro do que a maioria dos clientes pretende.

DSCF1026

Nos passadores a escolha também recaiu na Fuji. Armações em preto e a loiça em Hardloy azul que combinam na perfeição com as cores da cana.

 DSCF1037

Para terminar, as habituais três ponteiras com acções diferentes para abrangerem um maior número de opções de pesca.

DSCF1055 

Mais uma construção com um cliente a conseguir exactamente o que pretendia e a demonstrar que os pescadores portugueses também dão importância à componente estética das canas. Pelo menos quando podem escolher!

As próximas já estão a ser construídas e em breve estarão aqui para a vossa apreciação que é fundamental para mim e para a minha evolução enquanto construtor de canas.

4 comentários:

  1. ola nuno
    começo a gostar muito do efeito do epoxic.
    quanto mais canas vejo com este efeito mais fico agarrado. heheh
    sei o que é quando um cliente não sabe o que quer, a responsabilidade que recai é 200vezes superior.
    ps: gosto mais da foto da cana de canto a canto ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé!
    Eu percebo o que dizes. Eu também começo a gostar e muito deste efeito marmóreo. Espera até veres a próxima(é hoje entregue ao cliente).
    A foto de abertura foi feita com base no teu concelho. Melhorou um pouco.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. dicas minhas...até perece que sou fotografo....
    (tenho pena dos glogs não terem smiles...)

    falemos de sugestões sobre o que gosto de ver.
    assim como eu consigo avaliar se gosto ou não do que vejo, e comento porque tenho confiança para isso.
    qualquer um pode fazer o mesmo.
    mas gostos são gostos e opiniões são opiniões e muito longe de ser uma dica da minha parte.

    é que para mim uma dica passa por alguem experiente que corrige alguma coisa... eu nunca iria corregir algo relacionado com fotografia.

    1 abraço

    ResponderEliminar
  4. Fotógrafo ou não a tua sugestão foi bastante útil. Isso é que importa.
    Abraço

    ResponderEliminar