domingo, 7 de fevereiro de 2010

Algo diferente

 

DSCF1004

Quem segue com alguma atenção as minhas construções, já deve ter percebido que não gosto de fazer canas iguais ou parecidas às que construi antes. Não acho justo que alguém pague para ter uma peça única  e depois a veja espalhada por todo o lado. Exagero? Talvez. Mas é assim que eu entendo. Uma cana personalizada deve ser verdadeiramente uma peça única. Sem cópias.

Para continuar a fazer peças únicas, tenho que aumentar o leque de opções. Mais cores de linhas e mesmo outro tipo de materiais para fazer a decoração dos enrolamentos dos passadores. Não é tarefa fácil.

Há algum tempo atrás nas minhas habituais deambulações pelos sites americanos, encontrei uma nova técnica. Marbeling de seu nome. Um efeito marmóreo no nosso bom português.

Com epoxy de duas cores diferentes e com o timing certo no processo de secagem, conseguem-se fazer efeitos verdadeiramente espectaculares.

Quando o Angelino me encomendou uma Made in Portugal, mostrei-lhe a experiência que tinha feito com esta técnica numa das minhas canas, com dois tons de azul. De imediato ficou decidido como iria ser a sua.

A Pesca Embarcada é a sua disciplina de eleição há já largos anos. Pescador experimentado e com provas dadas no que respeita a bons resultados, optou por uma cana com 3.0 m dividida em duas partes e ponteira.

Começando pela extremidade inferior da cana podemos observar o  batente em alumínio coberto com epoxy, rematado com o enrolamento em laranja escuro que irá acompanhar todos os pormenores da cana.

 DSCF1047

O porta carretos da Fuji, em grafite, enquadrado no meio de dois enrolamentos, confere leveza e segurança no aperto do carreto. E muita longevidade.

  DSCF1035

No cabo, um peixe tribal de origem mexicana, em azul e laranja, acompanhado do nome do cliente. O logo da 7even, a bandeira nacional e as indicações técnicas completam o gráfico aplicado.

 DSCF1038

Os passadores Fuji com interior em Hardloy completam o hardware.

DSCF1033 

Três ponteiras em fibra de vidro também guarnecidas com passadores Fuji e de diferentes acções.

DSCF1040 

Mais uma Made in Portugal pronta a entrar em acção.

Só espero que o Angelino goste tanto de pescar com ela como eu gostei de a construir.

A próxima não vai tardar.

4 comentários:

  1. cá está mais uma máquina,
    o efeito com o epoxy é espetacular dá um acabamento muito bonito.
    pessoalmente não gosto muito dos bidons no meio da praia como fundo.
    tenho pena não puder bem bem o tal peixe tribal mexicano.
    1 abraço nuno e continua, as canas produzidas por ti são sempre muito bonitas.

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé!
    Pois é pena não se conseguir ver bem o peixe tribal mas é complicado fotografar os gráficos na totalidade. Também não sou grande fotografo!
    Os bidons não são o que pensas. Estão cheios de cimento e faziam parte das rampas do estaleiro que está a ser desmantelado aqui em Setúbal. Achei um fundo curioso e que em breve vai desaparecer em definitivo.
    Obrigado pelas tuas palavras Zé.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boas Nuno

    Mais uma obra de arte. Sinceramente, se em fotografia ficam bem então ao vivo devem ser rebuçados autenticos.
    Acho que estás no bom caminho. Um dia destes quero uma Surf Spinning Special by Nuno Paulino.
    360mm com 50-150grs de acção semi-parabolica, toda preta, passadores dourados, catrafiamento a prata e com cabo de cortiça escuro. Fica no ar;)

    PS: As fotos mais de pormenor podes fazer com a função macro da maquina. Normalmente é o simbolo da "flôr" e dá para focares a muito poucos centimetros do objecto.

    Abração ai para Setubal
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Olá Nuno!
    Agradeço as tuas palavras e a dica sobre as fotos. Já utilizo essa função. É assim que fotografo os passadores e o porta carretos. O problema é fotografar uma área da cana maior como o gráfico do cabo. Julgo que só com uma grande angular é possivel fazer esse tipo de fotos. Julgo... Na volta estou a dizer uma grande asneira, hehehehe.
    A Surf Spinning quando quiseres colocar em prática é só dizeres o que queres.
    Abraço

    ResponderEliminar