No horóscopo chinês este é o ano do Dragão. O meu cliente e amigo Lou apesar de ser americano tem uma grande afinidade com a comunidade chinesa de New Jersey e por ser este um ano tão especial para os chineses resolveu encomendar uma cana comemorativa do mesmo.
A cana destina-se à pesca embarcada do “Black Fish”. Como cores, quase que obrigatoriamente, tem o blank vermelho e todo o trabalho de marmoreado e enrolamentos em preto, vermelho e dourado. Porta carretos e passadores em preto e dourado. Todos os componentes são da American Tackle.
O blank é da série ATX, uma só peça, para linhas entre as 30 e 60Lb e para amostras entre 1 e 6 onças.
No cabo optei por aplicar pele de crocodilo artificial vermelha por ser o mais parecido com a pele de um dragão. Pelo menos na minha imaginação. A parte central é destacada por duas peças de alumínio pretas e tem um reforço com fita antiderrapante para proteger o cabo dos males provocados pelos suportes. Batente em alumínio preto.
Porta carretos em alumínio preto e dourado da American Tackle.
No “foregrip” utilizei uma peça de EVA onde apliquei a meu novo “truque” (Lol) que consiste em fazer um desenho com buracos redondos. Por baixo fica visível a pele de crocodilo. Estéticamente é muito agradável e aumenta consideravelmente o “grip” nesta zona.
O gráfico implicava duas exigências do Lou: ter um dragão e fogo de artifício. Pode não parecer mas foi a parte da cana mais difícil de concretizar. No final julgo que consegui dar um aspecto chinês mas sem ser nem exagerado nem vulgar. No fundo uma “cana chinesa” com bom aspecto e com qualidade. Não resisti…
Nos lindíssimos passadores da American Tackle resolvi fazer algo diferente e único. As patas foram cobertas com um efeito marmóreo nas cores já referidas rematado com riscas em linha metalizada preta e dourada. Na parte central pintei em dourado palavras escritas em caracteres chineses: saúde, paz, protecção, amizade, vida e amor. Todas elas ligadas ao ano do Dragão. Resultou numa grande dor de cabeça mas também num efeito muito bonito.
E está apresentada mais uma menina que foi para a terra do tio Sam fazer, espero eu, boa figura. E levou com ela a nossa bandeira.
Aí está uma cana de pôr olhos em bico... O Amaricano até se vai babar!
ResponderEliminarHi Nuno, Really like your work on this one, In my opinion its your best work so far,keep pushing the boundaries with your finishing.
ResponderEliminarbest regards
Mike
Pardal já se babou que ela já lá está!
ResponderEliminarAbraço
Nuno
Thank you for the comment Mike!
ResponderEliminarI agree with you, this is one of my best rods. Not the best but its close.
Abraço
Nuno
Boas Nuno,
ResponderEliminarBonita a menina "chinesa", fiquei curioso, qual é o comprimento do blank?
O que gostei mais foi, o foregrip, que está uma ideia muito boa,imagino essa ideia seguida de um porta carretos daqueles furados. As patas dos passadores com esse efeito misto e o grafismo que se enquadra nos tons da cana na perfeição. O que gostei menos foi o cabo, por uma questão de gosto pessoal, não gosto da pele de crocodilo, mas os americas gostam dessas coisas que saltam mais à vista.
A ver se passo ai para falar-mos um pouco.
Abraço e boas continuações.
Em 1º lugar os meus parabéns por mais um grande trabalho tanto a nível estético como a nível técnico. Não queria deixar de fazer uns humildes reparos que não passam disso mesmo:
ResponderEliminar- Acho que o Nuno deveria ter um WebSite convenientemente desenhado e estruturalmente funcional para que o seu trabalho fosse ainda mais "pessoal" e de onde poderia tirar um proveito ainda maior. Um WebSite atractivo pode ainda suscitar mais interesse e consequentemente um ainda maior reconhecimento do seu trabalho.
- O 2º aspecto direcciona-se para as fotos (mais uma vez) e quando digo isto sugeria-lhe o seguinte: As fotografias sobre um fundo branco fazem realçar sobremaneira os seus artworks e dão-lhe uma maior dimensão. Considere esta opinião, embora depois pudesse colocar as mesmas fotos nos seus ambientes que consideraria ideias para fundo.
- 3º ponto e último: Acho que deveria utilizar True type fonts mais fácilmente visíveis, mas de qualquer maneira são o seu gosto, reflectem o seu trabalho e acho que deve continuar assim, mas nas fotos ás vezes não se vêm com muito rigor.
Mais uma vez parabéns e numa altura de crise e falta de inspiração valha-nos o trabalho e o reconhecimento de um Home Made Portugês.
Só lamento a demora na resposta aos comentários.
ResponderEliminarUm abraço
Srº Anónimo I concordo com algums dos reparos que me faz mas discordo de outros.
ResponderEliminar- No que toca ao website tem toda a razão. Tenho o dominio há 3 anos e ainda não encontrei $tempo$ para o fazer. Ao contrário do que possa parecer reconhecimento internacional não é sinónimo de desafogo financeiro.
- No que às fotos diz respeito já discordo. Tal como nas canas procuro fazer fotos sempre diferentes e sinceramente não concebo fazer todas as fotos com fundos brancos. Demasiado aborrecido. A qualidade e o detalhe do meu trabalho podem ser vistos na mesma. Eu coloco sempre fotos com formatos grandes para quem quiser ver com mais pormenor.
- A questão das fontes se está a fazer referência aos gráficos discordo totalmente. Uma cana custom não pode nem deve seguir nenhum tipo de padrão. Fontes true type utilizo quando eu ou o cliente entendemos que é mais apropriado. Fazer canas semelhantes ao que se faz nas fábricas não passa pelos meus objectivos. Cada uma que faço é única assim como as fotos.
Agradeço a atenção dispensada ao meu trabalho e as dicas que aqui deixou.
Sr. Anónimo II de facto demoro a responder aos comentários e por vezes nem o chego a fazer. No seu caso torna-se ainda mais dificil de o fazer pois nem sequer se identifica. Lamento que fique desagradado com o facto. O meu email está ao seu dispor para uma resposta mais dentro dos seus padrões de tempo. Devidamente identificado claro.
Tiago, estou à tua espera!
Abraço a todos.