segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cana de barco estilo tinta da China

 

paulosines

Sempre que começo a construir uma cana penso sempre que vai ser uma verdadeira obra prima. Mesmo quando os ingredientes não são a meu gosto.

Neste caso tudo estava a favor.

Foi uma das primeiras segunda cana para um cliente. Após ter construído a “Seemarsines” o Paulo pediu para lhe construir uma outra mas direccionada para as capturas de maior porte.

Exigente e consciente do que queria, foi bastante preciso nos pedidos que fez em relação à cana ficando eu apenas com alguma liberdade em relação ao gráfico.

“Blank” branco com 3,00m divididos por duas partes e pela ponteira, cabo em cortiça que é sempre um prazer fazer, porta carretos em alumínio com janela, passadores Fuji K e ponteiras em carbono. Para os enrolamentos um efeito marmóreo em branco, preto e cinzento. O gráfico simples apenas com a silhueta de um pargo.

Este foi um gráfico muito trabalhoso mas que justificou pelo resultado final. Toda a parte decorativa da cana foi inspirada nas pinturas feitas com tinta da China resultando num dos meus melhores trabalhos. Simples, discreta mas muito bonita. E ainda por cima, com uma belíssima acção parabólica progressiva que garante eficácia nas capturas de maior porte e que em conjunto com as ponteiras de carbono lhe confere uma sensibilidade extrema, não comprometendo o “poder” já conhecido das “Made in Portugal”.

Batente em alumínio, ornamentado com uma medalha com um estilo oriental a condizer com o tema da cana. A estrutura de alumínio está protegida por um acabamento em borracha para evitar danos no convés dos barcos.

paulosinesbutdetail1

O cabo foi feito em cortiça com uma pequena peça de alumínio colocada estrategicamente de maneira a que quando a cana for colocada nos suportes do barco, estes não danifiquem a cortiça. A cortiça utilizada é nacional, de muito boa qualidade e com um toque sedoso e agradável como nenhum outro material tem. E não se deixem enganar pelas chinesices que por ai andam feitas com cortiça de muita fraca qualidade, cheias de colas e pastas artificiais para disfarçarem os inúmeros buracos que os cabos têm. Esta, como já referi, é nacional e de muito boa qualidade.

paulosinesgrip

O porta carretos em alumínio, com janela, já com o efeito marmóreo.

paulosinesreelseat

No remate do cabo, cortiça e uma peça de alumínio com funções decorativas e também com a função de prender o anzol, bastante útil quando precisa de deslocar o barco para outro pesqueiro. O efeito marmóreo rematado com três riscas feitas com linha metalizada em preto, cinzento e prata, marcam o fim do cabo.

paulosineshookkepper

Quando tenho uma ideia para um gráfico e não tenho possibilidade de tirar a fotografia que pretendo, que foi o caso, resta-me apelar aos conhecimentos informáticos que tenho.

Queria uma foto de um pargo meio camuflado pela vegetação marinha a fazer lembrar aquelas gravuras feitas à mão. Não é uma foto fácil de se encontrar ou de tirar. A ideia foi aplicar um efeito na foto que a fizesse parecer um desenho com tinta da china mantendo a simplicidade que o Paulo pretendia para a cana.

Após algumas, muitas, horas de trabalho, consegui juntar duas fotos numa só e alcancei o efeito desejado. Depois foi só acrescentar o nome cientifico do dito, as indicações técnicas da cana e os logos sem a habitual bandeira  conforme pedido do cliente. O resultado foi este.

paulosinesgraphic

paulosinesgraphic1

paulosinesgraphic2

paulosinesgraphic3

Os passadores escolhidos foram uma vez mais os Fuji K.

Não me canso de elogiar este novo lançamento da marca nipónica. Fortes, robustos e elegantes. Não tinha melhor escolha para esta cana.

paulosinesguide

As ponteiras, duas em carbono e uma em fibra de vidro, foram feitas com um enrolamento simples com linha metalizada preta.

paulosinestips

Já referi vezes sem conta que para mim todas as minhas meninas são especiais mas inevitavelmente há duas ou três que me marcaram mais que as outras. Esta é um desses casos. Tem cortiça, que eu gosto muito de colocar nas canas, tem o efeito marmóreo que é bastante do meu agrado e resultou num conjunto em que tudo se conjugou quase na perfeição.

Como sabem a minha procura por coisas diferentes que possa aplicar nas canas que faço é incessante. Por vezes tem resultados surpreendentes no meu trabalho. A próxima é resultado disso mesmo. Diferente de tudo o que por aí anda!

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cana de Surfcasting marafada!

 

marafa

Construir canas de Surfcasting é sempre um prazer acrescentado ao habitual.

Por ser a minha modalidade de eleição e por não serem encomendas tão frequentes como as de embarcada, faço-as sempre com uma pequena pitada extra de dedicação. Mas não me interpretem mal! Todas as minhas meninas são fruto de muita dedicação e muitas horas de trabalho.

Por estas razões foi com muito agrado que recebi a encomenda que o Filipe Cabeça me fez directamente de Portimão.

Com as ideias bem definidas acerca do que queria na cana, pediu para colocar um peixe “marafado” no gráfico acompanhado do nome “Marafa Peixe”,  enrolamentos em preto e dourado, porta carretos Fuji e passadores da mesma marca no modelo Low Rider, que mais tarde, por sugestão minha, passaram para os Fuji K. Nada de complicado… Pensava eu!

Fiquei curioso acerca do significado desta expressão tão utilizada no Algarve, ou melhor, fiquei “marafado” e fui à procura do seu significado. Muitos são os significados e difíceis de sintetizar aqui. Mas a melhor definição que encontrei foi a seguinte : Zangado; irritado; velhaco; malandro; dinâmico; activo; desinibido; estragado; desorganizado; desarrumado; difícil; árduo; enzainado; danado; enrèxado; o raça; com cara de poucos amigos. Esta definição encontrei-a num blogue com o mesmo nome, http://flyover-omarafado.blogspot.com, que me levou à origem da mesma num outro blogue algarvio, http://refoista.blogspot.com . Ambos se revelaram uma leitura engraçada e bem disposta.

Devidamente esclarecido e consciente daquilo que iria colocar na cana, dei início à construção. Com o cabo forrado com manga retráctil e porta carretos colado, resolvi fazer um enrolamento para experimentar algumas combinações e decidir qual seria mais marafada. Cedo percebi que o preto e o dourado não iriam fazer parte desta cana.

Depois de consultar o Filipe e de obter luz verde para fazer a cana com as cores à minha escolha, a construção encarrilou e o resultado final foi o que vou passar a mostrar.

O batente em alumínio  com a cabeça do peixe utilizado no gráfico e as iniciais da cana, M P. Um esqueleto de peixe remata o conjunto.

O cabo foi forrado com manga retráctil com um enrolamento feito em forma de diamante por baixo para uma melhor aderência e para proteger o “blank” dos habituais riscos que os suportes fazem nas canas.

marafabatente

marafabut

Porta carretos Fuji em grafite montado entre duas peças de alumínio e com os enrolamentos a rematar.

marafareelseat

O gráfico! Uma dor de cabeça com muitas horas de trabalho. O peixe marafado está lá, com uns dentes feitos por mim no Corel Draw,  no meio de uma água preta e em grande velocidade como se perseguisse uma presa. Por baixo de tudo isto, um fundo holográfico com formas circulares. Os habituais logos e características técnicas também marcam presença assim como o nome do cliente, de forma discreta a seu pedido.

marafagraphic

marafagraphic1

marafagraphic2

A escolha dos passadores recaiu nos Fuji K. Robustos, elegantes e com as porcelanas em Alconite. Tudo o que é necessário para garantir boas performances e durabilidade mesmo com alguns maus tratos e o uso de linhas multifilares. Os enrolamentos estão feitos com linha metalizada tamanho “A” com enrolamento por baixo do passador para evitar o contacto do mesmo com o “blank”, precavendo desta forma possíveis danos se por alguma razão o passador ficar lasso. As cores escolhidas foram o azul claro, dourado velho e cinzento escuro, uma combinação marafada para combinar com tudo o resto.

marafaguide

E está apresentada a minha primeira cana marafada!

De referir ainda que o Filipe gostou do resultado final e estou à espera de notícias da estreia da “Marafa Peixe”.

Entretanto, as canas para a pesca embarcada vão voltar em força mas logo seguidas por um fortíssimo contra ataque das de Surfcasting. Aguardem!  

sábado, 4 de setembro de 2010

Uma cana de barco com bom vento!

 

zephyrus

Na mitologia grega os ventos eram representados por deuses. Cada ponto cardeal tinha um deus para o vento que soprava dessa direcção.

De todos eles o mais amigável, que anunciava a chegada da primavera, era o vento de Oeste cujo nome é “Zephyrus”.

É este o nome do barco e agora também o nome da cana que o meu cliente me pediu para construir.

Quando me visitou pela primeira vez, o José Falcão informou-me ser vizinho do “Makaira”, em Sines, o que por si só já é uma excelente referência.

De trato fácil e agradável, não foi surpresa a forma simples como colocou as suas “exigências” em relação ao que queria na sua Made in Portugal.

Preto como cor de base e o azul em forma de brilhantes num efeito marmóreo, o gráfico com o nome “Zéphyrus” (tem um acento no “é” apenas por caprichos do registo da embarcação) e que fosse capaz de se bater com pargos de maior porte, coisa que não é difícil para estes “blanks” nacionais.

Melhor do que as palavras só mesmo as imagens para ajudarem a descrever o resultado final que muito me agradou e, ao que parece, também ao meu cliente.

Para o batente escolhi uma peça em alumínio azul rematada pelo efeito marmóreo já referido e que vai acompanhar toda a decoração da cana, secundado por três pequenas listas em tons de azul e prata feitas com linha metálica.

 zephyrusbutt

O cabo, como já vem sendo habitual, está forrado com manga termo retráctil com um enrolamento em forma de diamante para melhorar a aderência e ao mesmo tempo proteger a cana dos normais maus tratos provocados pelos suportes utilizados para elas nos barcos.

zephyrusgrip

O porta carretos escolhido foi um da gama da “Pacific Bay”, em alumínio, com duas cores, rematado por duas anilhas do mesmo material e dos respectivos enrolamentos.

zephyrusreelseat

  O gráfico foi composto com algumas imagens representativas de Zephyrus e com os habituais logos e indicações técnicas.

zephyrusgraphic zephyrusgraphic1

A grande novidade nesta cana é a utilização da nova coqueluche da Fuji: os passadores K!

Tento estar sempre actualizado no que diz respeito aos mais modernos componentes para canas e estes novos Fuji K são a grande novidade e acabadinhos de chegar à Europa. Esta, se não for a primeira cana em Portugal com estes passadores, anda lá perto. São bonitos, elegantes, com estrutura feita em aço e com a porcelana em Alconite, garantido assim uma robustez e durabilidade acima da média. A inclinação que tem evita os habituais enrolamentos da linha em volta dos passadores, que tantos embaraços causam em acção de pesca.

zephyrusguide zephyrusguide1

Duas ponteiras em carbono e uma em fibra de vidro com enrolamentos em azul nos micropassadores completam esta “Zéphyrus”.

zephyrusponteiras

Está apresentada mais uma das minhas meninas com a inclusão de mais uma novidade técnica, sendo a prova que a 7even está bem atenta aos desenvolvimentos tecnológicos que vão surgindo.

A seguir? O Surfcasting volta aqui às Made in Portugal!